Segundo ainda o Decreto Municipal, a medida poderá ser revista a qualquer momento, caso haja piora dos indicadores da pandemia da Covid-19 em Belford RoxoRafael Barreto / PMBR

Belford Roxo - A Prefeitura de Belford Roxo através de Decreto Oficial, nesta quarta-feira (09/03), liberou o uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais abertos e fechados no município. De acordo com a publicação no Diário Oficial, nº 5.388, de 8 de março, devem manter o uso do acessório respiratório de proteção: pessoas que se encontram infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas com o coronavírus, comorbidades de alto risco, imunodeprimidos, gripados e com esquema de vacinação incompleto ou não vacinados.
De acordo com o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (União Brasil), a medida foi tomada baseada na 71ª edição do Mapa de risco regional da Covid-19, atualizado no último dia 4 de março, que coloca o município com risco baixo para a doença. “Nada é definitivo. Se sentirmos que os casos aumentaram, a medida prevista no decreto poderá ser revista a qualquer momento, caso haja piora dos indicadores à pandemia no município”, destacou Waguinho, acrescentando que, o município cuidou dos paciente antes e depois que eles contraíram a Covid-19, pois criou o Centro Avançado de Acolhimento Multidisciplinar Pós-Alta Hospitalar, o CAT, que intensificou os cuidados necessários para uma total recuperação

Prefeitura baixou decreto desobrigando o uso de máscaras    - Rafael Barreto / PMBR
Prefeitura baixou decreto desobrigando o uso de máscaras Rafael Barreto / PMBR
O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, enfatizou que o município trabalhou em diversas frentes para combater a Covid-19. Foram feitas diversas ações, como: sanitização em locais públicos, distribuição gratuita de máscaras e realizados mais de 100 mil testes rápidos em praças públicas. “Continuaremos monitorando a Covid-19. Mas esperamos que essa doença seja totalmente controlada para que toda a população volte à vida normal”, concluiu Christian Vieira, argumentando que o município fez uma intensa campanha de vacinação contra a Covid-19.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 03 de março, deixou facultativo aos municípios a decisão de continuidade ou não da utilização das máscaras em locais fechados.
A Prefeitura de Belford Roxo publicou a liberação das máscaras em suas redes sociais - Divulgação / PMBR
A Prefeitura de Belford Roxo publicou a liberação das máscaras em suas redes sociaisDivulgação / PMBR