Belford Roxo – Alunos do 5º período do Curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), realizaram na última sexta-feira (18/03), uma visita técnica ao município de Belford Roxo, para fazer um levantamento dos equipamentos e espaços de lazer, turismo, meio ambiente e cultura belforroxenses. O secretário municipal de Cultura, Bruno Nunes, acompanhou o estudo dos acadêmicos.
“Sabemos que o turismo pode trazer desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda. Esse estudo vai apontar indicadores para que o governo tenha um planejamento de atuação em alguns desses pontos visitados. Quando o prefeito Waguinho criou a pasta de Turismo foi para complementar e atuar nessa linha. Sairemos de coadjuvante para virar protagonista na área de turismo no Estado do Rio de Janeiro”, garantiu Bruno Nunes.
Os estudantes passaram pela Casa da Cultura, Vila Olímpica, Campo do Hinterlândia, Praça de São Vicente e a quadra da G.R.E.S Inocentes de Belford Roxo, Pórtico da cidade, Bica da Mulata, Fazenda do Brejo, e muitos outros. A professora e doutora da UFRRJ, Isabela de Fátima Fogaça, explicou que o grupo faz parte do laboratório e observatório de lazer e turismo da Baixada Verde composta por 10 municípios.
“Essas visitas começaram em 2017 a partir do Plano Estratégico de Turismo da Região onde uma de suas ofertas é fazer o inventário turístico. Depois de um grande levantamento de dados de diversos espaços fazemos um diagnóstico e estudo sobre as potencialidades e deficiências para o município. Isso possibilita que a gente trace indicadores que vão contribuir com o poder público. São mais de 400 tipos de itens na pesquisa”, informou Isabela.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.