Dezenas de lixeiras são instaladas nas saídas de praias e Unidades de Conservação em BúziosPrefeitura de Búzios

Búzios - A Prefeitura do município de Armação dos Búzios na Região dos Lagos instalou dezenas de lixeiras novas pelo balneário nesta semana.
Segundo informações, em uma ação conjunta das Secretarias de Ambiente, Pesca e Urbanismo e Serviços Públicos, efetuaram ao longo da semana que promoveu a Campanha “Praia sem lixo é um luxo”, a instalação de cinquenta (50) novas lixeiras nas saídas das praias e das Unidades de Conservação na cidade.
A força-tarefa se deu a partir da parceria entre as duas secretarias e contou com a aquisição de cem (100) lixeiras e alguns contentores que serão instalados gradativamente por toda a cidade. A própria equipe da secretaria do Ambiente efetuou a mão-de-obra de instalação das lixeiras.
A iniciativa se deu a partir de uma reunião realizada entre o Ministério Público Federal (MPF) e os municípios da Região dos Lagos. Búzios saiu na frente e já segue executando as deliberações acertadas na ocasião. Outra solicitação delegada pelo Ministério Público Federal foi para a emissão de notificação que solicite a todos os quiosques a realizarem a instalação de três (03) lixeiras grandes em suas proximidades e (01) lixeira pequena por cada mesa.
O secretário responsável pela pasta, Evanildo Nascimento, informou que a ação ocorrerá através de envio de Ofício Circular para todos os proprietários dos quiosques e enfatizou que enquanto realizavam a campanha, observou que é extremamente necessário que haja a conscientização das pessoas quanto ao descarte dos seus resíduos, pois mesmo com lixeiras disponíveis e próximas, muitas pessoas deixavam o lixo gerado pelo seu consumo nas areias das praias. “É inacreditável como as pessoas no Brasil não conseguem se conscientizar sobre descartar corretamente o lixo gerado por elas próprias. Parece que ao jogar na natureza, o problema não pertence mais a elas”, e deixou um apelo para todos: “Vamos somar forças nessa mudança e contribuir para melhorar! Jogar seu lixo na lixeira e não deixar na praia já é um bom início!”.