Martha Macedo já foi vítima de espancamentos em casa, na rua e no local de trabalho por Thiago Martins Rangel, de 29 anos, e registrou mais de 11 ocorrências contra o homemLetycia Rocha (RC24h)

Uma mulher moradora de Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, na Região dos Lagos, técnica de Enfermagem e Servidora Pública em dois municípios da Região dos Lagos, tem sofrido agressões e ameaças do ex-companheiro há sete anos.

Martha Macedo já foi vítima de espancamentos em casa, na rua e no local de trabalho por Thiago Martins Rangel, de 29 anos, e registrou mais de 11 ocorrências contra o homem, que continua em liberdade. Além dela, a mãe – uma idosa de 65 anos – e a irmã também foram vítimas do elemento.

Segundo Martha, ela foi agredida com socos, empurrões e pontapés pelo ex-companheiro e que o mesmo já tentou matá-la por duas vezes, apenas em 2015. Além dela, Thiago também agrediu fisicamente a mãe, quando a mesma tentou proteger a filha. Em depoimento na 128ª Delegacia de Polícia (128ª DP), Martha disse, na época, que as agressões também eram verbais. Thiago já a chamou de “piranha, vagabunda, puta” e ameaçou “picá-la toda”, com um machado em mãos ao lado do portão de casa, impedindo que saíssem da residência em busca de auxílio policial.

Em uma das agressões, a vítima procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios e, ao retornar para casa, encontrou com acusado que a ameaçou novamente, afirmando que “daria uma tiro” na cabeça dela, caso não “voltasse com ele”. Em seguida, ele a agrediu novamente tentou cegá-la com os dedos.

Em mensagens enviadas para a mulher, Thiago confessa as agressões e tenta justificar dizendo que “foi homem suficiente para chegar e dizer que estava errado”. Já por áudios, as ameaças continuaram: “você não perde por esperar (…) na hora que você tiver um encontro comigo, vai ser o último”.
 
Homem confessa agressões através de mensagens - Letycia Rocha (RC24h)
Homem confessa agressões através de mensagensLetycia Rocha (RC24h)
Em 2021, em um outro registro de ocorrência, realizado na 126ª DP, Martha contou que foi estuprada por Thiago. Conforme o relato, ele “a convidou para irem a um bar” e quando ela decidiu ir embora, entrou no carro do ex-companheiro para que o mesmo a levasse para casa.

O homem “mudou o percurso e, ao invés de levá-la para casa, levou-a para a casa dele, e, que, chegando lá, apontou-lhe uma arma de fogo e a obrigou a manter relação sexual com ele, mediante ameaça com a arma”, diz o registro. Thiago também não teria usado preservativo na ocasião.

Em janeiro deste ano, Martha registrou nova ocorrência na 126ª DP, desta vez por crime de violência psicológica, injúria e descumprimento de medidas protetivas.

Além das diversas agressões e ameaças sofridas pelo ex-companheiro, Martha conta ainda que vem sendo difamada por amigas de Thiago nas redes sociais, com divulgação de fotos e mentiras sobre ela.
Em 2021, após um registro de ocorrência na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Cabo Frio, foi decretada a prisão de Thiago, porém, em diligências realizadas para capturar o agressor, o mesmo não foi localizado, segundo a Especializada.

Já em 2022, a prisão foi novamente solicitada e, agora, a DEAM aguarda da Justiça para decretar a prisão. O processo está em trâmites internos para que seja concretada a decisão.

No Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), a coordenadora Ludimila Roque informou que encontrará com Martha na quarta-feira (19), para iniciar os procedimentos necessários, inclusive no acionamento da rede de atenção do Município e região, caso necessário.