"Um jogando a culpa pra cima do outro. Ninguém resolve e ninguém dá informações coerentes", comenta uma moradora do localAnna Clara Laurindo (RC24h)
“Um jogando a culpa pra cima do outro. Ninguém resolve e ninguém dá informações coerentes”, comenta uma moradora do local.
Anunciado como um projeto inovador, o Condomínio Residencial Mônaco II prometia ser um espaço de lazer completo, com portaria 24 horas, duas piscinas, quadra de esportes e área com churrasqueira. “Ótimo para MORAR e perfeito para INVESTIR. Contrato direto com a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Entrada Facilitada e Prestações FIXAS a partir de R$ 500,00 reais”, dizem algumas propagandas do empreendimento. Porém, mesmo com todas essas opções, o básico ainda não foi feito, afirmam os denunciantes.
Segundo o relato de um morador, o descontentamento com o local começou quando a empresa não cumpriu com a data da entrega das chaves, que estava prevista para outubro do ano passado, com 100% das casas prontas. Mas, no contrato, a empresa tinha mais 6 meses de garantia caso precisasse atrasar por algum motivo.
E atrasaram, segundo os clientes. Com o segundo prazo definido para quatro de abril deste ano, a Prix Construtora não conseguiu efetuar a entrega, com a justificativa de ainda estar em obras, e remarcaram a concessão dos módulos 1 e 2 para os dias 30 e 31 de maio. Nisso, ao finalmente receberem as chaves do novo lar, os residentes começaram a perceber que nem tudo estava bem. O condomínio estava sem fornecimento de energia elétrica.
Depois de meses buscando meios para solucionar o caso, os moradores do local decidiram realizar, nesta sexta-feira (22), às 19h30, uma manifestação pacífica. Com o ato, eles pretendem chamar a atenção das empresas responsáveis e, principalmente, da Enel, para que as demandas sejam solucionadas.
O QUE DIZ A CONSTRUTORA:
Representante do Mônaco II, engenheiro Eduardo Portella afirma que a construtora está no bairro desde 2016, já construiu e entregou corretamente mais de 2 mil unidades habitacionais e não existe interesse nenhum em não entregar corretamente as últimas 356 unidades. Porém, mesmo concluindo a obra, a Enel não fez a ligação da energia, segundo informa.
“Da porta do condomínio para fora, a responsabilidade é da Enel e, desde o dia seis de janeiro, a empresa sabe o que tem que fazer”, afirma ele sobre a iluminação do local. E continua dizendo que:
“A parte de dentro está 100% completa desde o dia 27 de maio”.
Eduardo diz, ainda, que a construtora fez todos os contatos necessários com a Enel, informando todos os passos da obra, desde o início. Contudo, mesmo pedindo uma atenção especial para o caso, a distribuidora ainda não confirmou a data para fazer os trabalhos de extensão de rede e interligação no local. “Eles só respondem a gente (construtora) falando que passaram pro setor responsável”.
O QUE DIZ A ENEL:
Em nota, a distribuidora Enel respondeu que:
“O Condomínio Mônaco 2, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, fez uma autoconstrução de rede e a entrega das chaves para os moradores foi feita pelo empreendimento antes da conclusão da instalação elétrica no local. A vistoria de autoconstrução foi realizada e aprovada no último dia 28/6, e o projeto da conexão da rede autoconstruída à rede de distribuição da Enel foi recebido ontem (21/7) pela empresa. A obra consiste na extensão de 140 metros de rede de média tensão e a instalação de seis postes. A distribuidora ressalta que o prazo regulatório de execução é de 120 dias e, somente após essa conexão, os moradores poderão solicitar ligações e a instalação de medidores pela Enel. Com relação à iluminação pública, a Enel Rio esclarece que a responsabilidade é da prefeitura do município”.
O Dia também entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para explicações, mas não obteve retorno até o momento de publicação desta matéria.
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