De acordo com a Defesa Civil do município, foram 14 ocorrências durante a madrugadaSabrina Sá (RC24h)
De acordo com a Defesa Civil do município, foram 14 ocorrências durante a madrugada, com quatro árvores caídas e três destelhamentos registrados. Os bairros mais afetados foram a Praia do Siqueira, o Centro, a Gamboa e o Novo Portinho.
Por conta do alto risco de acidentes, as atividades presenciais nas unidades escolares da rede municipal foram suspensas nesta quinta-feira (11), nos turnos da manhã e da tarde. As atividades serão retomadas, normalmente, caso haja segurança para alunos e servidores, na sexta-feira (12).
A Defesa Civil de Cabo Frio mantém o alerta para a possibilidade de ocorrência de raios e rajadas de vento fortes que pode se estender até sexta-feira (12). O município entrou em “Estágio de Observação” por causa dos efeitos do ciclone extratropical que está passando pela costa, causando ondas de até quatro metros de altura, chuva e ventos que podem chegar a 75,9 km/h.
A Marinha do Brasil emitiu aviso de ressaca. A previsão é de ocorrência de ondas de até as 21h de sexta-feira (12). Os efeitos do ciclone extratropical já eram esperados em parte da costa do Estado do Rio de Janeiro.
A Defesa Civil de Cabo Frio está com toda a equipe de sobreaviso. Em caso de ocorrências, a população pode ligar para os números de telefone: (22) 2647-0199 ou o 199. O Corpo de Bombeiros também deve ser acionado pelo número 193.
O superintendente da Defesa Civil, Marcus Dothavio, faz algumas recomendações aos moradores.
“Em casa, feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior do imóvel. Feche persianas, cortinas ou blecautes para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Os aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore. Evite deixar objetos que possam cair em locais altos. Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas. E, fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios”, recomenda Dothavio.
Ainda segundo ele, se a pessoa estiver na rua, o ideal é não se abrigar embaixo de árvores ou de coberturas metálicas. Evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar, assim como a permanência próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção. Evitar a passagem sob cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas. Estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, também não é recomendável.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.