Café da manhã entre prefeitos da Região dos Lagos, realizado em São Pedro da AldeiaRedes sociais

Um café da manhã entre prefeitos da Região dos Lagos, realizado em São Pedro da Aldeia, foi destaque nesta terça-feira (9). Além da troca de experiências na gestão pública, eles conversaram sobre investimentos do Governo do Estado. Participaram os chefes do Executivo de cinco cidades da Região dos Lagos – o anfitrião, Fábio do Pastel (PL); o de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID); o de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL); o de Búzios, Alexandre Martins (REP); e a de Saquarema, Manoela Peres (PL). Além deles, o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (CID), também marcou presença, assim como secretário de Educação de Saquarema, Antônio Peres, e o assessor especial da Prefeitura de São Pedro Edmilson Bittencourt. Uma das pretensões do grupo de prefeitos é formar um calendário de eventos unificado para evitar choques de grandes atrações nos municípios na mesma época (como aconteceu diversas vezes esse ano).
Café da manhã entre prefeitos da Região dos Lagos, realizado em São Pedro da Aldeia - Divulgação
Café da manhã entre prefeitos da Região dos Lagos, realizado em São Pedro da AldeiaDivulgação

NADA CONTRA O PREFEITO CABO-FRIENSE

Chamou a atenção a ausência do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e a chefe do Executivo de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). Lívia informou que estava em uma reunião com o secretariado na ocasião. Já José Bonifácio disse que não foi convidado. Por outro lado, quando soubemos que o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) não tinha sido chamado ao encontro, conversamos com Marcelo Magno, articulador dessa reunião, para saber o porquê. Segundo o chefe do executivo cabista, ele não convidou porque foi reunião dos prefeitos que estão alinhados e que apoiam Cláudio Castro (PL) à reeleição. No entanto, Magno fez questão de salientar que ele não tem nada contra Zé, pelo contrário, “muito carinho e admiração”.
Café da manhã entre prefeitos da Região dos Lagos, realizado em São Pedro da Aldeia - Divulgação
Café da manhã entre prefeitos da Região dos Lagos, realizado em São Pedro da AldeiaDivulgação

PRÓXIMO ENCONTRO EM 30 DIAS

A coluna conversou com o prefeito iguabense, Vantoil, que disse que foi um encontro muito produtivo e foi o primeiro de uma série de outras reuniões para “conversarmos e trocarmos experiências sobre gestão”. A iniciativa partiu de Marcelo Magno e o próximo encontro será dentro de 30 dias em Búzios. Vantoil destacou que os prefeitos têm interesses iguais e que a Região dos Lagos é muito aflorada para o turismo. Além disso, há uma lagoa que une os municípios e as concessionárias de energia, água e esgoto são, praticamente, as mesmas em toda a região (Enel, Prolagos e Águas de Juturnaíba). Martins também lembrou da proximidade de uma eleição e afirmou que é momento oportuno para um encontro tão interessante. Sobre a experiência pessoal no encontro, Vantoil destacou poder conhecer melhor projetos desenvolvidos em Saquarema em áreas como saúde e educação.