No novo sistema de transporte coletivo de Campos, os ônibus vão circular na área mais central, levando os passageiros de bairros e distritos mais distantes até terminais nos arredores da cidade, onde serão servidos pelas vans e micro-ônibus - Divulgação/Prefeitura de Campos
No novo sistema de transporte coletivo de Campos, os ônibus vão circular na área mais central, levando os passageiros de bairros e distritos mais distantes até terminais nos arredores da cidade, onde serão servidos pelas vans e micro-ônibusDivulgação/Prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — O novo plano do transporte coletivo de Campos, que atravessa processo de implementação, iniciou a operação de mais três linhas: Penha x Shopping Estrada (via Shopping Boulevard), Jóquei x Centro (via Matinha) e Vivendas do Coqueiro x Centro. Além da ampliação dos horários e itinerários da linha Parque Imperial x Centro, que agora atende até o bairro Varanda do Visconde. As mudanças são respostas a demandas dos usuários ouvidos desde que o novo sistema entrou em funcionamento, em julho.
A linha do Jóquei circula no momento de uma em uma hora, das 6h às 20h, passando a intervalos de meia-hora nos próximos dias, é a promessa. Vivendas do Coqueiro terá ônibus das 6h40 às 21h30; e Penha x Shopping Estrada roda a cada hora das 6h às 22h25.
Publicidade
A expansão da linha Parque Imperial x Centro antecipou o primeiro horário para às 5h, com destino ao Terminal da Beira-Rio, em intervalos de 20 minutos até às 20h, e a cada meia-hora até às 22h30.
“O novo sistema de transporte vai além da integração entre linhas troncais e distritais. Ele traz a reorganização do sistema como um todo para que a população seja de fato atendida”, garante Felipe Quintanilha, presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).
Publicidade
Quintanilha destaca os benefícios imediatos, apesar da necessidade de ajustes neste período de transição. Um deles é o aumento considerável da frota em atividade. Antes, cerca de 120 ônibus rodavam pelas ruas nos horários de pico. No momento, já são 230, com até 260 nos períodos mais movimentados. No novo sistema, os ônibus fazem as linhas das áreas mais urbanas tanto da margem direita do rio Paraíba do Sul quanto da margem esquerda (bairros de Guarus), ficando as vans e micro-ônibus com a demanda dos distritos e localidades.
Mobi
Publicidade
O aplicativo Mobi passa agora a registrar também a movimentação de quase 200 vans e micro-ônibus que estão em circulação, além dos 260 ônibus. A versão para navegador já registrava os percursos dos veículos do sistema alimentador, que agora poderão ser vistos nos aplicativos para telefones móveis.
“Outras atualizações ainda serão feitas para incluir outros veículos alimentadores que ainda vão entrar no sistema”, diz Quintanilha.
Publicidade
As linhas anteriormente extintas que voltaram a circular são:
Centro x Imperial - ônibus
Centro x Jardim Carioca - ônibus
Centro x Calabouço, (Av. Zuza Mota) - ônibus
Nova Brasília x Bela Vista - ônibus
Centro x Escola (via Fundão) - ônibus
Rodoviária x Furadinho - Sistema alimentador – vans ou micro-ônibus
Rodoviária x Saturnino Braga (via Sabão) - Sistema alimentador – vans ou micro-ônibus
Centro x Goitacazes - Sistema alimentador – vans ou micro-ônibus
Centro x Donana - Sistema alimentador – vans ou micro-ônibus
Centro x Pq. Saraiva - Sistema alimentador – vans ou micro-ônibus
Rodoviária x Largo do Garcia - Sistema alimentador – vans ou micro-ônibus
Rodoviária x Capela São Pedro (via Quixaba) - Sistema alimentador – vans ou micro-ônibus