Guarda civil municipal atua contra violações ao lockdown em Campos - Divulgação prefeitura de Campos
Guarda civil municipal atua contra violações ao lockdown em CamposDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — A população campista, ou pelo menos uma boa parte delas, parece ter despertado para a gravidade da pandemia do coronavírus e a importância do isolamento social. Desde o início do lockdown, na semana passada, a força-tarefa montada pela prefeitura para combate tem recebido centenas de denúncias. A se contar desde março, são mais de 3,5 mil ações de fiscalização contra violações dos vários decretos da quarentena.
Publicidade
“As principais denúncias que nos chegam são de aglomeração de pessoas, crianças brincando nas ruas, bares e outros estabelecimentos comerciais abertos, além de festas em residências”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Darcileu Amaral, que coordena equipes formadas por agentes de sua pasta, da Superintendência de Posturas, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária e do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte.
Fiscais da Superintendência de Postura circulam por Campos para verificar o cumprimento dos decretos da quarentena - Divulgação prefeitura de Campos
Publicidade
Apenas na primeira semana do trancamento geral das ruas, foram mais de 500 ligações para o órgão. A Superintendência de Posturas, em sua atuação isolada, já multou 235 comerciantes e estabelecimentos, em números consolidados até o dia 15. A maior parte, 80%, é de reincidentes.
Fiscal da Superintendência de Posturas observa loja que desrespeitou o decreto do lockdown, em Campos - Divulgação prefeitura de Campos
Publicidade
“No caso de estabelecimentos que podem funcionar, a maioria das multas é referente ao não uso das máscaras, falta de barreira sanitária e aglomeração de pessoas”, diz Márcio Aquino, superintendente de Posturas.
Aquino destaca que também foram aplicadas multas a pessoas físicas que desrespeitavam as regras de isolamento de alguma maneira (como festas em casa).
Publicidade
Agente da prefeitura de Campos fiscaliza estabelecimento comercial durante o lockdown na cidade - Divulgação prefeitura de Campos
Diariamente, a força-tarefa percorre o município, incluindo aos fins de semana. Para fazer denúncias a prefeitura informa os telefones abaixo.
Publicidade
Secretaria de Segurança Pública: (22) 981.752.058
Superintendência de Posturas: (22) 981.683645