Em algumas cidades, houve mutirão para realização de testes do coronavírus. Na imagem, caminhoneiros, motoristas de ônibus e outros profissionais do setor participaram da campanha em Campos - Divulgação prefeitura de Campos
Em algumas cidades, houve mutirão para realização de testes do coronavírus. Na imagem, caminhoneiros, motoristas de ônibus e outros profissionais do setor participaram da campanha em CamposDivulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — Em mais uma etapa da estratégia de testagem em massa empreendida pela prefeitura de Campos, começa nesta tarde de quinta o cadastramento dos comerciários para realização de testes rápidos do coronavírus. As amostras serão colhidas a partir de sexta. Nos últimos dias, Campos iniciou a coleta de material para exames de caminhoneiros, motoristas de ônibus e vans, motoboys, taxistas, e das forças de segurança.
Publicidade
“Os testes vão contribuir na tomada de decisão em relação ao enfrentamento a doença. Vamos poder identificar casos leves e assintomáticos, o que ajuda numa maior precisão quanto a futuras ações”, aponta Andréya Moreira, diretora da Vigilância em Saúde de Campos.
Funcionários da prefeitura de Campos fazem o cadastramento por telefone de comerciários para a realização dos testes do coronavírus - Divulgação prefeitura de Campos
Publicidade
Para fazer a cobertura das pessoas que trabalham no comércio, a prefeitura firmou parceria com as entidades do setor: Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Sindicato dos Comerciantes Varejistas (Sindivarejo) e Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa).
A crise econômica agravada pelo isolamento, em especial sobre o setor de consumo, é o principal fator de pressão pelo relaxamento das medidas restritivas, mesmo no momento em que a pandemia se expande pela região.
Publicidade
“Os índices apontados pela testagem em massa são fundamentais para continuarmos acompanhando a curva da covid-19 em Campos”, destaca Felipe Quintanilha, secretário de Desenvolvimento Econômico. “É extremamente importante que você, comerciário, que lida com tantas pessoas, e que também é parte do público vulnerável, ligue para os números e faça o seu agendamento”.
Publicidade
As forças de segurança de Campos, como o Corpo de Bombeiros, tem material colhido para realização de exames da covid-19 - Divulgação prefeitura de Campos
Para fazer o teste, é preciso marcar horário pelos telefones 2726-1027; 2726-1026; 98826-0529; ou 98826-0522. A coleta será feita na sede da Fundação CDL, Av. Sete de Setembro, 274/280, Centro.
Publicidade
“Além de ter a amostragem das pessoas que vão atender ao público neste momento, esse trabalho também reflete na prevenção”, argumenta José Francisco Rodrigues, presidente da CDL. “Os trabalhadores ficarão ainda mais atentos aos protocolos que devem ser seguidos à risca com o público e para o cuidado pessoal”.