A partir desta sexta, os restaurantes de Campos, como o Romano, voltam a funcionar - Divulgação
A partir desta sexta, os restaurantes de Campos, como o Romano, voltam a funcionarDivulgação
Por O Dia
Campos — Semanas decisivas para o plano de retomada econômica de Campos vêm pela frente. O prefeito Rafael Diniz, conforme previsto na semana passada, autorizou a reabertura de bares, restaurantes, academias e clubes esportivos, a partir desta sexta. A medida publicada no Diário Oficial indica ainda que a fase amarela da pandemia do coronavírus vai continuar por mais uma semana na cidade, a contar de segunda.
Campos, 01/06/2020 - Locais como o mercado popular de Campos demonstram os problemas da reabertura do comércio: pouco espaço de circulação e pessoas sem máscaras - Jean Barreto
Publicidade
Na teoria, a fase amarela representa o nível intermediário da classificação de risco do plano de retomada. Mas na prática é outra coisa. Dentro dessa faixa, houve três relaxamentos progressivos, com liberação gradual de setores cruciais (e de maior risco de espalhamento da covid-19). Primeiro o comércio de rua, depois igrejas e shoppings, e agora os bares, restaurantes e academias.
Publicidade
Basicamente, o único segmento da vida “normal" da caiado que permanecerá fechado são as escolas, creches, faculdades e universidades.
“Estamos mantendo a Fase Amarela, nível 3, do Plano de Retomada das Atividades Econômicas, e autorizando o funcionamento dos bares, restaurantes, academias e estabelecimentos similares, mas é fundamental que todos cumpram os protocolos de segurança”, diz o subsecretário de Governo, Fábio Bastos.
Publicidade
Tais protocolos, de acordo com a prefeitura, foram discutidos ao longo de várias reuniões com esses setores e incluem horário restrito de funcionamento, distanciamento, controle de acesso, entre outros cuidados, como uso de máscara e álcool em gel.
Para as academias, há impedimentos extras. O acesso a elas para pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (grupos de risco) está proibido.
Publicidade
Nos clubes, os esportes coletivos de contato físico em ambiente fechado estão vedados, assim como uso de vestiário e de bebedouros.
Publicidade
“Na semana passada, informamos que, se conseguíssemos manter a fase amarela, por mais uma semana, completando as seis nesta fase, essas atividades seriam liberadas mantendo todas as medidas de segurança”, reforça Bastos.
Horários de funcionamento dos estabelecimentos liberados:
Restaurantes, bares, lanchonetes, cafés, docerias e similares: terça a domingo (e feriados), das 11h às 15h para almoço e das 18h às 23h para jantar
Publicidade
Academias e clubes, incluindo estúdio de pilates e box de crossfit: segunda a sábado, das 6h às 22h.