A atriz performática Susana Fuentes se apresenta no instagram do Sesc Campos até o dia 11 de agosto com o espetáculo "Linhagens".Foto: Arquivo Pessoal.

CAMPOS - A atriz performática Susana Fuentes se apresenta no instagram do Sesc Campos até o dia 11 de agosto com o espetáculo “Linhagens”, um trabalho cheio de detalhes e sutilezas. Pesquisa, roteiro e direção de Clarisse fukelman. O projeto “Prosa de Campos” homenageia a escritora, ensaísta, poeta e professora Judith Grossmann no ano de seu centenário. O roteiro do espetáculo traça em 11 minutos um percurso da biografia de Judith, com inserções de poemas, frases e trechos em outras línguas.

Judith Grossmann

Filha de imigrantes russos, nasceu em Campos em 1931. Aos 35 anos, migra para a Salvador, onde se torna professora da Universidade Federal da Bahia. Retorna ao Rio ao se aposentar. Recebeu, entre outros, o importante prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, por seu livro “Cantos delituosos”.
Judith foi pioneira na criação de Oficinas de Criação Literária na universidade brasileira.
Publicidade
A interpretação e direção, feita à distância, "acentua o humor e a atmosfera lírica, intimista e feminina, plantada no cotidiano", pode ser vista no poema “A visita inesperada”, com a atuação e habilidade da atriz Susana Fuentes, que é multilíngue.

Estamos sentadas aqui/ Matilde/ Sua neta Cibele/ E eu./ É a sala de uma casa de alta resolução/ E quedamos as três inteiras dentro dela./ Cibele sonha com chocolates/ Matilde sonha em agradar-me/ E eu não sonho com nada./ Matilde olha os livros/ Os papéis/ Não vê outra coisa/ E me confia feliz: “A sua é uma vida bonita/ Tudo quieto/ Tranquilo..."/ E eu surpresa com tamanha súbita compreensão/ Deixo o momento ficar boiando/ Como um lustre na sala.
Publicidade

Serviço

Espetáculo: Linhagens
Sesc Campos - Projeto “Prosa de Campos”
Interpretação: Susana Fluentes
Roteiro e direção: Clarisse Fukelman
Instagram: @sesccampos
Até o dia 11/8