Conforme o município, este é o primeiro caso da doença devidamente confirmado - Letycia RochaDivulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes

CAMPOS DOS GOYTACAZES - A secretaria de Saúde de Campos dos Goytacazes informou, na manhã desta segunda-feira (3), a primeira confirmação laboratorial de um caso de Influenza H3N2 no município. A paciente é uma idosa de 85 anos. Ela apresenta sintomas leves da doença e está em isolamento domiciliar.
Conforme o município, este é o primeiro caso da doença devidamente confirmado.
“A Secretaria de Saúde esclarece que, até o presente momento, Campos teve um caso laboratorialmente confirmado para Influenza H3N2. A paciente é uma idosa, de 85 anos, que apresentou sintomas leves, em isolamento domiciliar e passa bem. A notificação ocorreu na semana passada.
A orientação à população, diante de qualquer sintoma gripal, é buscar atendimento nas unidades de saúde para triagem e avaliação médica. Nesta última quinta-feira (30), o Centro de Saúde de Guarus (CSU) começou a oferecer atendimento ambulatorial para pessoas com sintomas gripais mais leves. Os casos mais graves estão sendo atendidos na rede de emergência, que são as Unidades Pré-hospitalares (UPH’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital São José (HSJ).
Outros três centros para atendimento de síndrome gripal, que são a UBS da Penha, UBS Patronato São José, na Lapa, e a Escola Municipal Farol de São Tomé, situada na Avenida Pinheiro Machado, nº 956, no bairro Rádio Velho, começaram a funcionar na segunda-feira (03)”.
Quem tiver sintomas gripais, deve procurar um dos quatro centros fixos de testagem de pacientes que são: UBS da Penha, UBS Patronato São José, na Lapa, Centro de Saúde de Guarus e a Escola Municipal Farol de São Tomé, situada na Avenida Pinheiro Machado, nº 956, no bairro Rádio Velho. Desde o último dia 11, o município vem registrando aumento na demanda por assistência médica a pacientes com síndrome respiratória aguda de múltiplas causas virais.