CAMPOS DOS GOYTACAZES - O prefeito de Campos Wladimir Garotinho participou, no início da tarde desta terça-feira (18), de reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Vinícius Viana, e representantes de municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, onde foram apresentados projetos que visam beneficiar importantes setores, como: turístico, econômico e agrícola, já para terem início neste ano.
Um dos projetos destacados pelo secretário foi o denominado “Caminhos do Açúcar”, com a destinação de recursos na ordem de R$ 17 milhões. O projeto contempla vários municípios, sendo especial para Campos dos Goytacazes, porque prevê a implantação de um verdadeiro “museu” resgatando a história dos áureos tempos da cana-de-açúcar, quando a região ganhou projeção no cenário econômico nacional, com mais de 15 indústrias de açúcar e álcool em operação.
O prefeito Wladimir aproveitou a oportunidade para falar sobre o Solar dos Ayrizes que, por uma determinação da Justiça, o município terá que restaurar o patrimônio sob pena de incorrer em improbidade administrativa e multa para o gestor, caso não cumpra a decisão. Ele sugeriu que o solar seja uma sede para o “Caminhos do Açúcar”, como uma referência até mesmo pela localização e por fazer parte da história da região.
“O projeto “Caminhos do Açúcar” tem tudo para ser desenvolvido neste solar, como uma sede histórica. A restauração do casarão já foi orçada e fica em torno de R$ 40 milhões, um recurso que não dispomos, mas que buscaremos ter para cumprir a decisão judicial e o projeto do Cidennf chega para agregar, nos acenando como mais uma instituição que unirá forças para que possamos restaurar as instalações e ainda ganhar um &ldqu