Uma das linhas de ação da PRF é no combate ao tráfico de drogasFoto PRF/Divulgação
Combate a crimes contra a vida, trânsito, patrimônio e apreensão de drogas, de fevereiro até agora, tem índice elevado. Também não são poucos os registros de mercadorias sem nota fiscal, pedras preciosas, metais e outros minerais, além de armas apreendidos. Porém, a recuperação de veículos roubados/furtados supera as expectativas: são quase 30 no período. Foram mais de 60 ocorrências, com cerca de 40 detidos.
“Comparando-se o mês de fevereiro com o de março, percebe-se que os crimes de trânsito permanecem em níveis elevados”, demonstra Joubert, ressaltando que a estatística está atrelada ao consumo de bebidas alcoólicas e condução de veículos automotores, principalmente nos finais de semana e feriados.
Na comparação com o mesmo período de 2021, aumentaram os registros de crimes de trânsito, em especial consumo de bebidas alcoólicas. Outro fato que chama a atenção é o volume significativo de armas apreendidas e crimes contra a vida e o patrimônio. Mas o assessor acredita que a elevação de casos possa ter sido reflexo do aumento do fluxo de pessoas e veículos pelas rodovias.
Quanto ao índice de veículos recuperados, os dados resumem que houve uma redução; Joubert justifica: “pode ter sido em virtude de a PRF ter adotado abordagem de fiscalização mais voltada para a redução de acidentes de trânsito de consequências graves, principalmente no período dos festejos de carnaval em fevereiro de 2022”.
Sobre a estratégia da PRF, o assessor de comunicação explica que é efetuado planejamento sistemático: “lançando mão de informações de natureza técnica, constante dos bancos de dados de sistemas de registro da instituição, atuamos nas localidades em horários mais convenientes, de acordo com o objetivo que se almeja”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.