Através do projeto, organizado pela prefeitura, os alunos aprendem respeitar a natureza Foto Divulgação
Por meio de trilhas de barco e em meio à restinga, todos os alunos tiveram aulas práticas, depois de terem sido recepcionados pelo analista ambiental e chefe substituto do Parque, Marcos Cezar dos Santos; as trilhas foram guiadas por estudantes de biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Ana Paula Filgueira, do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e Gisele Cristina Barcelos, da área administrativa do órgão, acompanharam a visita; as aulas práticas foram ministradas por meio de barco e caminhada pela mata.
A pauta foi em torno das belezas naturais do parque e um pouco da fauna e da flora; na semana anterior, as aulas teóricas aconteceram em salas de aula, com palestras sobre meio ambiente e a conservação da biodiversidade.
O analista ambiental Marcos Cezar avalia que “os estudantes de biologia da UFRJ têm repassado aos alunos do município o que aprendem na universidade, contribuindo para a formação de um grande número de jovens, que aprendem sobre como conciliar o desenvolvimento, com a conservação ambiental”.
A secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento, explica que o objetivo da visitação é aproximar os jovens que são futuros agentes ambientais, com a natureza local; “aproximar nossos jovens com o patrimônio chamado Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, suas riquezas e potenciais, para que assim, possamos despertar o desenvolvimento sustentável, através da contribuição dos alunos da rede municipal de Carapebus’.
A secretária assinala que a ação de educação ambiental está sendo realizada por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.