É lindo ver todo mundo encantado com a presença do animal dentro do hospital." disse Adriana Sinhoreli, diretora da unidade hospitalarDivulgação

Casimiro de Abreu - A direção do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes iniciou na tarde da última quarta-feira, dia 27, o Cãoterapia, Projeto de Terapia Assistida por animais.

Mila, a labradora que encantou os profissionais de saúde e principalmente os pacientes, inaugurou o Projeto fazendo uma extensa visita que foi da ala pediátrica até a recepção da emergência.

Pedro Miguel da Rosa, de 11 anos, foi o primeiro a receber a visita da labradora. Se recuperando após quebrar o braço numa partida de futebol, o pequeno Pedro abriu um sorriso ao encontrar a Mila. “Eu nunca imaginei encontrar um cachorro dentro do hospital. Foi muito legal. A Mila é muito calma.” disse o menino acompanhado de sua mãe.

Toda quarta-feira, guardas civis municipais do Departamento de Operações com Cães, dirigido pela guarda Aline Reis, da Secretaria de Segurança Pública, estarão no Hospital Municipal com os agentes de quatro patas.

A pediatra Larissa Osório, falou da importância da terapia com cães para os pacientes do hospital: “O Cãoterapia é um projeto maravilhoso. Em especial para as crianças, é difícil entender o porquê elas estão no hospital. A presença dos cães auxilia na redução do estresse e gera momentos de alegria e descontração.” disse a médica.

“Estamos sempre buscando oferecer aos nossos pacientes um atendimento cada vez mais humanizado. E sabemos que sempre podemos ir além. O Cãoterapia é mais uma dessas ações. É lindo ver todo mundo encantado com a presença do animal dentro do hospital.” disse Adriana Sinhoreli, diretora da unidade hospitalar.

Para que a permanência do animal seja realizada de forma segura dentro das instalações hospitalares, o projeto segue um protocolo de exigências para cumprimento de normas da Vigilância Sanitária, de acordo com Lei Estadual nº 9328, de 15 de junho de 2021. Sendo elas: 

- Os animais visitadores devem ter comportamento dócil e responder corretamente aos comandos do condutor;
- Os animais devem ser acompanhados por pessoas treinadas (adestradores da Guarda Municipal), que conheçam seu estado de saúde e condicionamento físico dos mesmos;
- O acompanhamento do estado de saúde dos animais deve ser anual: coleta de exames de fezes (Giardia Lamblia, Salmonella spp, Campylobacter spp), tratamento anti-parasitológico e atualizações de vacinas de acordo com a raça;
- Possuir exames negativos para parasitoses e ácaros;
- Não possuir pulgas e carrapatos e sem queda excessiva de pelos;
- A visita dos animais à unidade hospitalar deverá ser agendada previamente pela instituição;
- Deverá ser acompanhado por um adestrador;
- O médico do paciente deverá consistir com a visita do animal;
- Registro do animal visitador;
- Seguir as exigências composta na Lei Estadual.
"Pensamos em montar esse projeto após termos lido alguns artigos científicos que demonstraram a melhora significativa dos pacientes que eram submetidos ao tratamento. A Terapia Assistida por Animais é desenvolvida no mundo inteiro, e não poderia ser diferente aqui. Reunimos então parceria com o canil, onde os cães passam por treinamento adequado para esse tipo de trabalho, são cachorros selecionados, vacinados, obtendo o atestado de saúde do veterinário e por ser ambiente hospitalar os cachorros tomam banho com a clorexidina (sabão degermante de uso hospitalar) dando segurança ao tratamento." Disse Luana Silva, coordenadora de enfermagem.

Sobre os cães da Secretaria de Segurança Pública:

O Departamento de Operações com Cães age principalmente na parte educativa, preventiva, ostensiva e repressiva. Seu principal foco educativo/social é feito em escolas, asilos e agora no hospital com esse projeto.

A Guarda Civil Municipal de Casimiro de Abreu já realiza operações e projetos sociais com os cães, participando de diversos eventos e ações. São cães devidamente treinados e preparados para serviços de proteção, detecção, busca e resgate, e agora na parte terapêutica, a cinoterapia.