Pesquisa mostra que o Rio de Janeiro está perdendo espaço
Pesquisa mostra que o Rio de Janeiro está perdendo espaçoDaniel Castelo Branco
Por MARCO ANTÔNIO CANOSA
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Instituto humanize e Sebrae RioNegócios iniciam, nesta quarta-feira (17), o 1º Mapa de Negócios Sustentáveis na Baía de Guanabara. Com o mapa, negócios que promovem impacto positivo para a conservação da natureza e para o desenvolvimento em 17 municípios da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara (RJ) têm a oportunidade de ganhar visibilidade e integrar uma rede de atores estratégicos para o desenvolvimento econômico da região.
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente, em formulário on-line, até o dia 16 de abril. 

A iniciativa visa a contribuir para a transformação da realidade socioeconômica e ambiental da região a partir do fortalecimento de negócios que trazem impacto ambiental positivo para os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, ltaboraí, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti e Tanguá, além de parte de Cachoeiras de Macacu, Maricá, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito e Rio de Janeiro.

"Esperamos contribuir com o fortalecimento desse tipo de empreendimento e conectar os principais atores do território. Buscamos valorizar pessoas e empresas que promovem iniciativas positivas para o meio ambiente, sociedade e economia”, afirma o gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam.

Além da inscrição de startups, empreendimentos e organizações da sociedade civil que desenvolvem produtos, serviços e tecnologias sustentáveis, a chamada também convoca protótipos que tenham modelos de negócios sustentáveis com o propósito de beneficiar o meio ambiente. O mapeamento é voltado a setores como agricultura, pecuária, manejo florestal, aquicultura, pesca, maricultura, turismo, saneamento e produtos e serviços sustentáveis.

O resultado do mapeamento será apresentado em maio. Os negócios integrantes do mapa farão parte de uma rede de impacto com instituições estratégicas que atuam no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região e ainda terão acesso, em primeira mão, a novidades sobre o movimento que as instituições organizadoras da iniciativa estão construindo para a Baía de Guanabara. Além disso, os três negócios de maior destaque ganharão visibilidade em ações de comunicação dos organizadores.
Publicidade
Informações sobre elegibilidade, critérios de avaliação e cronograma podem ser acessadas no regulamento completo disponível aqui no link de inscrições
Serviço:

1º Mapa de Negócios Sustentáveis na Baía de Guanabara
Inscrições de 17 de março a 16 de abril