Livro 'Pés nus sobre a terra sagrada' - REPRODUÇÃO INTERNET
Livro 'Pés nus sobre a terra sagrada'REPRODUÇÃO INTERNET
Por O Dia

Rio - Hoje vou citar um livro sobre culturas indígenas, sua maneira de ver o mundo e os hábitos dos colonizadores. O título é 'Pés nus sobre a terra sagrada'. Sua linguagem e os relatos mostram com clareza como foi deletéria a intromissão em seus costumes e tradições.

Por que uma nação se acha no direito de invadir outras? Por que uma pessoa se vê como mais importante do que outra? Por que quisemos impor um padrão religioso a pessoas que, no decorrer dos séculos, mostraram-se muito mais espiritualizadas do que os invasores?

Essa questão nos inquieta e buscamos respostas para entender como se deu esse processo de dominação e por que ele continua, ainda que disfarçado.

Encontrei uma explicação bem ampla num dos livros de H.P. Blavatsky, 'A Doutrina Secreta' (Volume 3).

A autora diz que em função do extraordinário crescimento do intelecto no homem de nossa era, esse progresso vertiginoso paralisou nossas percepções espirituais. Ela explica que o intelecto geralmente sobrevive à custa da sabedoria e que a humanidade não está preparada, em nossa condição atual, "para compreender o terrível drama da desobediência humana às leis da natureza e a subsequente queda como resultado".

Ora, a concepção de vida e de espiritualidade de vários povos que sofreram opressão mostrou-se muito mais harmônica e condizente com o plano divino delineado em escrituras sagradas - quando compreendidas em sua essência - do que aquela visão que se tornou predominante em países ditos civilizados, com suas notórias consequências. Viva o encontro de civilizações!

Fernando Mansur: Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ. BLOG FM_FERNANDO MANSUR

Você pode gostar
Comentários