Bispo28novARTE O DIA
O maior problema desse hábito é a frustração, uma vez que erros são inevitáveis. Especialistas afirmam ainda que o perfeccionismo pode se transformar em doença e trazer vários riscos à saúde além de ser capaz de minar todo o potencial de uma pessoa.
Ele e Thomas Curran conduziram um estudo recente de meta-análise com base nos índices de perfeccionismo registrados de 1989 a 2016. Foi a primeira pesquisa a comparar a tendência entre gerações e a identificar o aumento dessa característica no decorrer dos anos.
O mesmo vale para as outras pessoas. Não exija que seu conjugue e seus filhos sejam perfeitos. Os profissionais que você contrata podem falhar, alguém pode não compreender você, e está tudo bem com isso. Somos pessoas e não vamos acertar sempre.
“Há estudos que sugerem que, quanto mais perfeccionista, mais transtornos psicológicos você vai sofrer”, afirma a pesquisadora da Universidade Curtin, na Austrália, Sarah Egan, especializada em perfeccionismo. “Os perfeccionistas tendem a responder de forma mais dura emocionalmente. Eles sentem mais culpa, mais vergonha, mais raiva e desistem mais facilmente. Têm tendência a fugir quando as coisas não podem ser perfeitas", explica Andrew Hill.
Um dos maiores desafios para quem quer melhorar a própria vida e o mundo é aprender a agir e a perseguir os seus sonhos ainda que o cenário não seja perfeito. Para começar a viver o seu propósito de vida, não espere que tudo e todos estejam em conformidade com o seu ideal impossível. Não que você deva aceitar uma vida medíocre ou tenha que deixar de lutar pelos seus sonhos, mas pense sobre como chegar aos seus objetivos ainda que existam pessoas desonestas e situações adversas.
Somente Deus é irrepreensível. Somente Deus deve ser nosso padrão de perfeição: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:48). Aceite e Reflita sobre isso.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.