Papa Francisco - Vaticano/ AFP
Papa FranciscoVaticano/ AFP
Por Padre Omar
Rio - Como já é tradição na Igreja, o pontífice inicia o ano com mensagem convidando todas as pessoas de boa vontade ao cultivo da paz. Em 2021, inspirado por tempos difíceis de pandemia, o Papa Francisco escreveu sobre a cultura do cuidado como caminho para paz.
2020 ficou marcado pela grande crise sanitária do coronavírus, agravando fortemente outras crises. Tanto sofrimento nos ensinou a importância de cuidarmos uns dos outros a fim de se construir uma sociedade alicerçada em relações de fraternidade.
De acordo com o Papa, em sua mensagem "a cultura do cuidado como percurso de paz"; a cultura do cuidado é o único caminho para erradicar a cultura da indiferença, do descarte e do conflito, que hoje parece prevalecer.
Mais uma vez, somos chamados a exercer a solidariedade na qual revelamos o amor pelo outro de modo concreto, não como sentimento vago, mas como determinação de se empenhar pelo bem comum.
A solidariedade nos ajuda a ver o outro não como um dado estatístico, nem como meio a usar e depois descartar, mas como nosso próximo, chamado a participar, como nós, no banquete da vida, para o qual todos somos igualmente convidados por Deus.
Neste início de ano, em que ainda estamos imersos na crise, devemos buscar horizonte mais calmo e sereno. Como cristãos, vamos manter o olhar fixo na Virgem Maria, Mãe da esperança, e assim alcançar novo horizonte de amor e paz, de fraternidade e solidariedade, de apoio mútuo e acolhimento recíproco.
Você pode gostar
Comentários