Por Padre Omar
Começamos o ano ainda vivendo a crise causada pela pandemia do coronavírus. Muitas pessoas perderam a vida. Muitos enfrentam a crise financeira, perderam trabalho e o sustento. O momento é difícil, mas por mais contraditório que pareça, devemos sempre louvar a Deus.
Parece estranho louvar a Deus em meio as dificuldades. Quando vivemos situações em que não vemos  claramente a presença e a ação de Deus. Mas a prece de louvor é importante para nós. Ela não deve ser praticada só quando a vida nos enche de felicidade, mas sobretudo nos momentos difíceis.
Publicidade
Este é também tempo de louvor, como Jesus que no momento escuro louva o Pai. Aprendemos que através do caminho difícil, daquelas passagens desafiadoras, é possível ver um novo panorama, um horizonte mais aberto. Louvar é como respirar ar puro: purifica a alma, não nos aprisiona nas dificuldades.
Há um grande ensinamento na famosa oração que São Francisco compôs no final da sua vida: o “Cântico das criaturas”. Ele não escreveu em um momento de alegria, de bem-estar, mas, pelo contrário, no meio das dificuldades. Francisco estava quase cego e sentia na sua alma o peso da solidão, o mundo não mudou desde o início da sua pregação. Poderia ser o momento da desilusão, mas naquele instante de tristeza, naquele momento de escuridão, Francisco reza. E reza louvando. Francisco louva a Deus por tudo, por todos os dons da criação e até pela morte.
Publicidade
Os santos nos mostram que podemos louvar sempre, nos momentos bons e maus, pois Deus é o amigo fiel. Este é o fundamento do louvor: Deus é o amigo fiel, e o seu amor nunca falha, Ele está sempre ao nosso lado. Nos momentos difíceis e escuros, encontremos a coragem de dizer: Louvado seja Deus!