Vista aérea da Comunidade do Vale EncantadoDivulgação Associação de Moradores
“A gente espera que com todos esses trabalhos sendo desenvolvidos, [os governantes] possam ter outro olhar e não pragmatizar a comunidade como degradadora ambiental. Ao contrário: se pegar fotos de 1985, 1990 e 2005, você vai ver a evolução da floresta.” — rebate o presidente da Associação de Moradores, Otávio Alves Barros
É uma pequena comunidade centenária no Alto da Boa Vista, bairro que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca. Foi fundada no século XIX por trabalhadores nas plantações de café, antes da região ser reflorestada se tornando a Floresta da Tijuca, uma das maiores do mundo. Hoje, de acordo com o último censo realizado pela própria Associação de Moradores, são cerca de 100 pessoas formando 40 famílias que moram nas 27 casas da região.
Em boa parte desses 150 anos o Vale Encantado ficou isolado dentro da floresta do restante da Cidade. Por sua vez, seus moradores foram impedidos de continuarem a se manter através da extração de recursos naturais do entorno, inclusive a mineração, proibida junto com outras medidas surgidas na esteira da Rio 92. Só que essas proibições, ao invés de desestimular, acabou unindo os moradores em busca de alternativas sustentáveis.
Dia do Meio Ambiente
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente (04/06) será realizada uma cerimônia comemorativa para os recentes avanços socioambientais com convidados e várias atividades. Parte desse progresso foi desenhado através de parcerias estabelecidas no ano passado com a Rede Favela Sustentável (RFS), as Comunidades Catalisadoras (ComCat), o Instituto Ambiente em Movimento e a ONG Alemã Viva Con Agua.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.