Ação com crianças pelo Dia do Meio Ambientefoto de divulgação Colégio Veiga de Almeida

Esse ano o Dia Mundial do Meio Ambiente é ainda mais simbólico. Sabe por que? A implementação desta data completa 50 anos, instituída pela Organização das Nações Unidas. Foi em 5 e junho de 1972, em Estocolmo, Suécia, quando se discutia o futuro ecológico do planeta. Foram estabelecidos alguns princípios norteadores para orientar a política ambiental em todo o mundo.
A partir desta conferência, muitas mudanças de conceitos, no modo de ver, de tratar as questões, avanços científicos, percepções da sociedade, as articulações políticas e econômicas (ou falta delas). Em meio século, passos à frente, mas também retrocessos.

Idas e Vindas em 5 décadas
Aqui no Brasil avançamos em leis, legislação, demarcações, conscientização, mas voltamos atrás na colocação em prática dessas mesmas ações. Regredimos em fiscalização, punição, transgressões e crimes ambientais. Alguns pontos críticos atuais precisam ser reconfigurados: desmatamentos, garimpo ilegal, desrespeitos às terras demarcadas indígenas e consequências das catástrofes ambientais, nunca vistas.

Com um mundo vivenciando uma guerra, as mudanças climáticas sentidas na pele, o aquecimento global, a incapacidade de frear a onda consumista, os impactos da agricultura, descarte irregular de lixo, o acordo de Paris... São temas sensíveis e impactantes que precisam ser repensados. Esses assuntos globais pautam a Rio+30, importante evento internacional que será sediado no Rio de Janeiro, como forma de passar a limpo, o marco da Rio-92, que aconteceu na mesma cidade.

Rio comemora nova APA
O carioca ganha uma nova Área de Proteção Ambiental, que engloba as Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia, avançando por sete bairros da Zona Oeste, num total de 2.228 hectares e 41,45 quilômetros de perímetro. Essa APA funciona como uma espécie de zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, a maior floresta urbana do mundo.
Nela está o Aquífero de Guaratiba e o tombado Reservatório Vitor Konder, construído em 1927. Nessa região já foram investidos R$ 57 milhões em projetos de reflorestamento. O mapeamento da fauna e flora ainda está sendo realizado, mas já foram identificadas as presenças de, pelo menos, dois animais ameaçados de extinção: o tamanduá-de-colete e o tucano-de-bico-preto.
Reflorestamento

Mesmo depois de ter parte de suas atividades privatizadas, a Cedae mantém a ação de doação de quase 13 mil mudas para reflorestamento cultivadas nos próprios viveiros da empresa. Possui capacidade de produzir 1,8 milhão de 254 espécies nativas da Mata Atlântica. Já a Fundação Parque e Jardins inaugura, nesta quinta-feira, um viveiro próprio, em Guaratiba, com capacidade para encubar 10 mil mudas por ano.
Elas vão abastecer novos pontos e substituições de árvores em praças, parques e ruas da cidade. Essa iniciativa, em parceria com a Farm, permite ao município produzir seu próprio material orgânico que antes precisava ser comprado fora, em Minas Gerais e São Paulo.
E a empresa de manipulação e cosméticos, Dermatus, aproveita a data para anunciar seu investimento na certificação de créditos de reciclagem para embalagens descartadas pós-consumo. A meta é recuperar 22% do total de embalagens colocadas pela empresa no ambiente: plástico, vidro, metal e papel. A estimativa é de cinco mil toneladas de resíduos.
Eventos pela Cidade

No Museu do Amanhã, estão reunidas lideranças indígenas para discutir um futuro sustentável e a “Feira Fruturos – Tempos Amazônicos”, com produtos amazônicos incluindo alimentos, artesanatos e vestimentas e shows. A Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais participa do Projeto 'Rio, Cidade Cidadã' distribuindo uma cartilha junto com uma agenda de palestras de veterinários em escolas.
Até o final do mês, a exposição “Carnaval se Aproveita” no Galpão de Artes da Comlurb, na Gávea, apresenta peças confeccionadas com restos da folia deixados pela cidade após os desfiles na Marques de Sapucaí, que este ano aconteceu em abril. O material foi transformado em arte nas oficinas abertas à comunidade mantidas pela Companhia municipal.
Já em Brasília, durante uma semana, o prédio do Congresso Nacional ficará iluminado como parte da campanha “Junho Verde”, cujo objetivo é estimular a conscientização sobre preservação ambiental.

Dia da Educação Ambiental

Aproveitando a coincidência entre os Dias do Meio Ambiente e o da Educação Ambiental (03/06), alunos dos Colégios Veiga de Almeida e Inovar estão trocando as salas de aula por trabalhos de campo no Jardim Botânico, na Pista Cláudio Coutinho - na Urca e no entorno da Lagoa do Marapendi.
“ Esse projeto envolve várias disciplinas como matemática, ciências, artes e português. Queremos incentivar uma mudança de atitude dos alunos, no dia a dia, a começar pela sua própria casa”, afirma Diana Magaldi, diretora de Experiências do Colégio Inovar Veiga de Almeida - que fica numa área verde de 180 mil metros quadrados na Barra da Tijuca, contando com uma horta para aulas práticas sobre consumo sustentável.

Sugestões para a Coluna pelo e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com 
                                              Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz