Pneus abandonados pelas ruas de Manausfoto de divulgação Abrerpi
Eles foram recolhidos e vão para reciclagem no Paraná. A justificativa do setor para essa viagem reversa tão longa é de que, em Manaus, não há demanda suficiente por substrato de borracha que justifique a instalação de uma recicladora na região.
Amazonas em estado crítico
A situação é tão complicada na capital do Amazonas que saem do perímetro urbano e ultrapassam a fronteira com a floresta. Esta ação faz parte do programa “Brasil Rodando Limpo”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis.
De acordo com o presidente da Abrerpi, Joel Custódio, a situação de Manaus é emblemática, com pilhas de pneus velhos acumulados em canteiros no meio de avenidas e em cemitérios clandestinos abertos na floresta.
“Eu estive lá recentemente e pude ver e registrar em vídeo a situação alarmante de descarte inadequado na natureza que, infelizmente, se repete em várias outras cidades do Brasil. É preciso união de todos os envolvidos - consumidores, lojistas, fabricantes, importadores, poder público e as recicladoras”, afirmou o presidente da entidade que representa 14 recicladoras presentes em 20 estados do Brasil.
Rio de Janeiro
No estado do Rio, a Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi) coletou mais de 7,5 toneladas, somente em 2021, em 55 pontos de coleta fixos ou nas ações itinerantes, como a realizada no município de Queimados.
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.