Vestidos de Vincenzo Viscigliafotos de divulgação

O brasileiro Vincenzo Visciglia tem se destacado no ramo da moda-luxo nos Emirados Árabes. Junto com o sócio Ahmad Ammar, acaba de lançar a coleção primavera/verão23 no formato upcycled - isto é, projetada a partir da reutilização de materiais e objetos usados em produções antigas, sendo pioneiro em Dubai neste modelo que busca reduzir as agressões ambientais de um dos setores mais impactantes da cadeia produtiva.
“A indústria têxtil é uma das maiores contribuintes do mundo para as mudanças climáticas e poluição. [Precisamos] fazer o possível para mudar esse cenário” - explica Vicenzo Visciglia.
O que é upcycled?
Para o consultor e professor de Moda da Universidade Estácio de Sá e da Fundação Getúlio Vargas, o processo de reciclagem é cada vez mais valorizado neste segmento.
"Essa é uma tendência de importante conscientização a respeito da história de cada roupa e do que ela tem para contar, que remete ao sistema de pátina ao período Elizabetano" - ensina o doutor Silvio Duarte.

Composta por itens de coleções e amostras anteriores, as novas peças do atelier de Vicenzo já estão disponíveis em pontos da alta-costura dos Emirados Árabes, como na Galeries Lafayette, no The Dubai Mall, e no AAVVA Showroom, localizado na avenida Sheikh Zayed Road, também em Dubai.
O que é o conceito slow fashion?
Além do processo criativo sustentável, o ateliê AAVVA segue o modelo slow fashion, já que a produção das peças é feita só depois da encomenda pelos clientes através de vários canais, entre eles, a página do Instagram @aavvafashion. Depois, esperam entre 2 a 4 dias para receber a compra.
“Isto é mais do que ser uma linha de moda...Implementamos uma nova maneira de viver e trabalhar que podemos fazer todos os dias” - justifica o sócio Ammar.
Segundo o pesquisador Silvio Duarte a proposta do slow fashion já é uma realidade contemporânea.
"O mundo da moda percebeu a demanda da sociedade por conceitos mais sustentáveis. Cada vez mais o consumidor consciente quer informações sobre a linha do tempo do processo produtivo da peça e de seus impactos sociais e ambientais".

Natural de Tatuí, interior de São Paulo, Vincenzo mudou-se com a família para Miami onde formou-se em Designer e Arquitetura. Aos 33 anos, migrou para a Moda já em Dubai onde foi eleito duas vezes como uma das 100 pessoas mais influentes do Oriente Médio pela Ahlan Magazine.
Contados da Coluna:
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com 
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz 
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/ 
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/