Para cumprir lei, empresas aumentam o recolhimento de eletrônicos usadosdivulgação GM&C
Somente este ano o mundo deve gerar quase 60 milhões de toneladas de sucatas eletrônicas, ou seja, média de 7,8kg de desse tipo de lixo por cada habitante do planeta.
Mineração Urbana
É comum em cidades litorâneas brasileiras pessoas aproveitando a baixa da maré para buscar metais perdidos por banhistas ou trazidos pelas correntes. De um tempo para cá, com o barateamento e venda pela internet, muitos utilizam detectores de metais para ajudar na coleta.
“Com a mineração urbana, conseguimos recuperar os mesmos metais, com a mesma qualidade, porém, com um impacto ambiental significativamente menor”, explica Henrique Mendes Mendes da empresa GM&C, especializada em logística reversa e reciclagem de equipamentos eletroeletrônicos.
Reciclar eletrônicos recupera quantidades significativas de metais brutos que deixam de ser extraídos da natureza. O processo de mineração tem impacto ambiental intensivo, resultado de escavações, movimentação de grandes veículos e das etapas de beneficiamento de dezenas de toneladas de minério para extrair alguns gramas ou quilos de produtos no ponto para uso das fábricas.
Economia Circular
O professor e pesquisador neste segmento, Daniel Guzzo, embaixador educacional do Movimento Circular, explica que o desafio é criar produtos e ideias sustentáveis que tenham o poder de engajar a maior parte das pessoas com a rapidez necessária.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.