Eriberto Leão, o Embaixador do Natalfoto de divulgação
“E isto se reflete nos 23% dos visitantes que vem ao Brasil passam pelo Rio. O desafio agora é reestruturar e ampliar a malha aérea que atende o Rio, devolvendo ao Galeão sua vocação de HUB internacional” explica Sávio Neves.
“Feriados, em especial os prolongados, são um motor para o setor de turismo, e contribuem diretamente para o giro da economia local. Quando recebemos um visitante em nossa cidade, sabemos que ele vai frequentar bares e restaurantes, talvez passe por algum shopping e certamente vai visitar alguma atração turística. Avaliamos que a busca pela nossa cidade é reflexo de um trabalho intenso que realizamos junto ao trade e ao poder público para fortalecer a imagem do Rio de Janeiro como um destino de lazer e negócios. Os números que apontam a alta procura por reservas é um indicativo do retorno do Rio nos roteiros para viagens curtas.”, afirma Werneck
Segundo o Booking, no calendário de 2022, os brasileiros não puderam aproveitar tantos feriados prolongados. Por isso aproveitam o da Proclamação da República, em 15 de novembro, terça-feira, emendando a segunda com o fim de semana. Segundo pesquisa feita entre os usuários, 7 em cada 10 brasileiros (71%), alegam a importância de se afastarem das demandas e obrigações através das viagens. Foram 48.413 entrevistados em 31 mercados turísticos brasileiros.
Outros destinos
Campinas arregaçou as mangas e aproveita sua vocação para negócios. Essa cidade do interior de São Paulo promove o Eletric Experience. Oferece uma degustação aos visitantes que quiserem conhecer ou experimentar um teste drive com os 30 modelos diferentes de veículos elétricos, considerados bem mais sustentáveis do que os movidos aos combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo.
Os reflexos positivos também são sentidos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. A estimativa, é de 200 mil passageiros circulem pelo terminal nesses cinco dias, com um total de duas mil operações com aeronaves.
Programadas saídas extras com a tradicional Maria Fumaça mais antiga do Brasil em operação, que liga as cidades de São João Del-Rei a Tiradentes. São 12 km de extensão às margens da Serra de São José, região de rica diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX.
A locomotiva a vapor entrou em operação pelas mãos de Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881. Além dela, o Museu Ferroviário e a Rotunda, localizados na Estação de São João Del-Rei, são outras atrações que podem ser apreciadas pelos passageiros do trem turístico.
Já é Natal em Ouro Preto
A cidade histórica se antecipa e estreia neste feriadão a ampla programação do seu primeiro Festival Natal Luz, que promete atrair 50 mil visitantes até 8 de janeiro, com shows, oficinas e espetáculos gratuitos.
Montada uma megaestrutura na Praça Tiradentes, que inclui uma árvore com altura superior a um prédio de oito andares, totalmente iluminada.
“É a primeira vez que Ouro Preto recebe um projeto natalino expandido à abrangência estadual e nacional, o que fomenta, ainda mais, a geração de emprego e renda no município”, explica secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra.
Embaixador do Natal
O ator Eriberto Leão foi nomeado Embaixador do Natal de Ouro Preto com a missão de divulgar o evento para todo o país. Será empossado neste sábado, subindo ao palco para cantar com a plateia.
"Eu fui convidado e claro que eu disse sim para esse importante evento. Para mim é uma grande honra, pois Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil. Cidade que leva o título de patrimônio mundial. E eu estou pronto como embaixador para levar a mensagem desse lindo projeto para todo o Brasil", ressalta Eriberto.
Pesquisa do Anuário da BLTA (Associação Brasileira de Viagens de Luxo), elaborada em parceria com o Senac/SP, que aponta que este segmento faturou 1,8 bilhão de reais no ano passado, 50% superior ao registrado antes da pandemia. Para se destacar neste segmento, Campos de Jordão implementou uma ampla agenda de atrações. A programação inclui passeios pelas paisagens deslumbrantes, práticas de esportes, alta gastronomia... Além dos hotéis de luxo, destacam-se o retorno da procura pelas Casas de Veraneio.
“ A busca por experiências exclusivas em hospedagem, gastronomia e entretenimento, tem sido constante e as pessoas estão dispostas a pagar por isso. Também estamos nos adaptando às necessidades e desejos desses clientes, instalando abastecimento de veículos elétricos, charutaria, cavalos de raça, beach tênis, spa de luxo, por exemplo, cada vez mais comuns dentro desse perfil”, explica Aref Farkouh, proprietário do hotel Toriba.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.