Capa de disco do cantor Erasmo Carlosreprodução
Difícil imaginar o mais tradicional evento de fim de ano, o especial de Natal da Rede Globo sem a presença dele ao lado de Wanderléia, o trio que vem distribuindo ternura desde os anos 60. Junto com o Rei, seu eterno amigo, foi também um dos primeiros ecologistas, quando essa questão não tinha espaço no cotidiano nacional.
A biodiversidade da dupla colocou a sustentabilidade em partituras pela primeira vez com “O Progresso”. Os versos transitavam pelos efeitos colaterais da civilização desordenada, pregando um urbanismo mais humano e igualitário. Isso em 1976! Três anos depois, os dois "Carlos" mantiveram a trilha ambiental com "O Ano Passado".
Quando muitos países mantinham a prática da caça, ainda não totalmente abolida até hoje, colocaram no topo das rádios "As Baleias". Na ocasião vários governos já tinham proibido oficialmente a pesca, mas faziam "vista grossa" e não coibiam de forma efetiva a captura ilegal. Foi um dos maiores sucessos de 1981. A denúncia musical viralizou numa época em que ainda nem sem se sonhava com a possibilidade da internet e das mídias sociais.
Respeito aos Indígenas
Antes de reconfigurarmos a expressão pejorativa e ainda chamados de "índios", a letra de "Águia Dourada", lançada em 1987, chamava a atenção para a forma desumana com que são tratados até hoje. A música exigia respeito aos indígenas e defendia os direitos desses povos originários e da demarcação de suas terras.
Um dos últimos sucessos com temática diretamente ambiental foi a "Amazônia". A dupla trouxe ao público, em 1989, problemas que só bem mais tarde a nossa imprensa iria denunciar de forma mais incisiva e que permanecem até hoje sem solução, como: queimadas, derrubadas, grilhagem, mineração, invasão... Ou seja, os "Carlos" anteciparam o engajamento do Brasil e ajudou a preparar o terreno para que, em 1992 abrigássemos a mais emblemática conferência ambiental já realizada até hoje, a Rio 92.
Contatos da Coluna:
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.