Escritórios vaziosfoto de arquivo
O mundial realizado no Catar traz um quadro diferenciado. Os jogos sempre foram realizados em junho. Nunca aconteceram entre novembro e dezembro, meses de aquecimento de produção por conta do Natal e do fortalecimento da Black Friday no final do mês.
Fora isso, por conta do fuso horário - com seis horas de diferença - o time verde e amarelo entra em campo, em horário comercial durante a tarde, nesta primeira fase.
Na administração pública federal foi expedida uma portaria decretando ponto facultativo. A decisão foi acompanhada pelas gestões estaduais. As municipais, também tendem a seguir o exemplo.
Na privada, geralmente só os serviços emergenciais são mantidos em regime de plantão. Isso porque a demanda por parte do público também é muito reduzida na hora do jogo, permanecendo assim até o final do dia.
“A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nada dispõe sobre este tema, de modo que inexiste qualquer obrigação legal de as empresas concederem folga ou dispensarem os seus colaboradores mais cedo nos dias dos jogos. Por isso, o horário de trabalho durante a Copa do Mundo de 2022 permanece o mesmo que foi estabelecido em contrato individual de trabalho”, explica a advogada Priscilla Santos.
Segundo a pesquisa,47% dos respondentes manterão 100% dos serviços ao consumidor durante as partidas, mesmo que em regime de plantão ou redução de mão-de-obra. 64% transmitirão os jogos no escritório para os que não podem abandonar seus postos de trabalho ou encontrem dificuldade de retorno.
Entre as iniciativas focadas na Copa do Mundo, o tradicional bolão está entre os mais populares. Depois da transmissão dos jogos, a brincadeira aparece presente em 22% das empresas que realizarão ações sobre o Mundial junto aos colaboradores.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.