Parceria entre Bradesco e plataforma online permite a compra da casa própria com juros ainda mais acessíveis e uso do FGTS - Freepik
Parceria entre Bradesco e plataforma online permite a compra da casa própria com juros ainda mais acessíveis e uso do FGTSFreepik
Por Cristiane Campos
A pandemia mudou a forma como os clientes estão comprando imóveis. Já mostramos aqui na coluna exemplos de construtoras e de imobiliárias que estão cada vez mais adeptas ao mundo virtual. Agora, é a vez de o Bradesco e a OLX Brasil, plataforma de compra e venda online de imóveis, firmarem parceria que vai permitir aos usuários comprar um imóvel novo ou usado pela OLX contratando o financiamento do Bradesco. Os interessados vão poder financiar até 80% do valor de avaliação do imóvel, com prazo de pagamento podendo chegar a 30 anos. Os empréstimos com juros a partir de 7,30% mais TR (Taxa Referencial) são concedidos pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), mas neste caso, é preciso respeitar as regras do fundo como não ter imóvel próprio e ter pelo menos três anos consecutivos ou não de conta vinculada do FGTS. O comprometimento de renda é de até 30%. Já a amortização pode ser feita pelo SAC (Sistema de Amortização Constante) em que a prestação começa mais alta e vai diminuindo, e pela Tabela Price, em que a parcela começa menor e vai subindo.

O processo de simulação e de envio de proposta acontece de forma 100% digital com interação do consumidor com os produtos e com os serviços digitais. Segundo a OLX, dentre os potenciais compradores de imóveis no Brasil, 25% estão na plataforma, o que representa mais de um milhão de pessoas que estão em busca de unidades para comprar. Já o Bradesco projeta um incremento mensal de aproximadamente 20% no volume de negócios de crédito imobiliário.

“A parceria com a OLX reforça a importância estratégica do crédito imobiliário para o Bradesco, assim como o posicionamento do banco na jornada digital do produto. Conseguimos integrar os sistemas do banco e da OLX via APIs, o que possibilitou trazer benefícios como segurança de dados e facilidade no envio de documentos, tudo de forma muito prática, o que dará maior agilidade na contratação", comenta Octavio de Lazari Jr, presidente da instituição financeira. O Bradesco é o banco privado líder em crédito imobiliário, com R$ 7,6 bilhões, no acumulado até maio, o que corresponde a 22,4% do mercado, de acordo com dados mais recentes da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Marcelo Dadian, diretor de imóveis da OLX, complementa que o mercado imobiliário está se recuperando e que este é um bom momento para investir na compra de um imóvel, já que as taxas de juros estão cada vez mais baixas. "Temos mais de 14 milhões de consumidores procurando imóveis todo mês na plataforma e a iniciativa com o Bradesco visa proporcionar uma melhor experiência para essas pessoas, que agora podem fazer a simulação de financiamento 100% online com agilidade, conforto e segurança de qualquer lugar e em qualquer hora", diz Dadian.