Quarto de um dos edifícios disponíveis para alugar por assinatura em São Paulo  - Divulgação
Quarto de um dos edifícios disponíveis para alugar por assinatura em São Paulo Divulgação
Por Cristiane Campos
A forma como alugamos um imóvel mudou muito nos últimos anos e com a pandemia as transações também se transformaram, saindo do papel para o virtual e com a assinatura digital ganhando mais espaço. E, pelo visto, ainda há muitas possibilidades a serem exploradas pelo mercado de locação. Um exemplo é alugar um imóvel de curto prazo como se fosse uma assinatura de TV a cabo ou Netflix. A Housi, plataforma digital de moradia on demand, que tinha foco em estadias de curto prazo, agora vai permitir que os usuários façam locações de longo prazo, por meio de um plano de assinatura e com pagamento mensal via cartão de crédito.

Para estimular o fechamento do negócio, a empresa oferece três meses de graça para quem fechar a locação de uma unidade residencial pelo período de um ano. O valor total ainda pode ser parcelado em 12 vezes no cartão de crédito. Os imóveis estão localizados em São Paulo, mas a empresa tem planos de expansão para outros estados, inclusive o Rio de Janeiro.

Funciona assim: o interessado acessa a plataforma (site e aplicativo), seleciona o imóvel, o período de estadia (no mínimo 30 dias), realiza o pagamento via cartão de crédito e, depois, entra no imóvel já mobiliado e com serviços de TV. Todo o processo é digital e sem fiador. Segundo a plataforma, os valores para locações mensais variam de acordo com a região e com as características do imóvel. O morador pode também trocar de imóvel para um maior ou menor, com ajuste do valor, ou ainda mudar para outro imóvel da Housi sem nenhuma cobrança no caso de a unidade ter o mesmo custo mensal da anterior. A aposta da empresa nesse tipo de serviço surgiu da demanda crescente por estadias de longo período com perfil de moradia durante a quarentena, que aumentou mais de 50% de abril para maio na startup. "Antecipamos o lançamento do plano de moradia por assinatura para atender à alta demanda de locações longas, estilo moradia, que explodiu no último mês devido à pandemia. A expectativa, agora, é intensificar a oferta dessa plataforma, que funciona como uma assinatura da Netflix, que você pode aderir ou cancelar pelo aplicativo, sem nenhuma burocracia, a qualquer momento", explica Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Locações também por hora
Publicidade
Para estadias curtas durante o período de confinamento, a plataforma oferece o Housi Break. As locações dos apartamentos são feitas por hora, oferecendo a alternativa de poder ficar em "outra casa" mais tranquila para se concentrar em outras atividades. Para se ter ideia, o período de 2 horas custa R$ 80 e 12 horas sai por R$ 220. As unidades são mobiliadas e equipadas com cooktop, geladeira, cama, sofá, wifi e TV a cabo. Contam ainda com infraestrutura e serviços pay per use (pague somente se usar) com atendimento 24 horas por dia e limpeza semanalmente.