Por
Manter as flores lindas e vivas por mais tempo nem sempre é uma tarefa simples. Alguns cuidados são necessários e há até algumas espécies que se adaptam melhor ao estilo de vida dos moradores. Juana Martinez, florista parceira da loja Flores Online, explica que o primeiro passo é retirar as folhas do caule, evitando que entrem em contato direto com a água do vaso. "Quando uma das flores murchar, procure retirá-la o mais rápido possível, pois elas liberam gás etileno que contagia as demais fazendo com que morram mais aceleradamente", afirma. Ela diz ainda que o mesmo gás também é liberado por frutas como maçã, abacate e banana e, por isso, é melhor manter as flores distantes delas e de fruteiras em geral.

Outra dica para ter durabilidade é conhecer as espécies que se adequam melhor ao seu perfil. Para quem não entende muito de plantas e ainda assim adora ter vasos em casa, a sugestão é usar e abusar das suculentas. Essa plantinha é charmosa, tem diversas formas e cores que fazem delas um item a mais na decoração. São ótimas opções por não exigirem cuidados constantes. Já entre as flores, a melhor opção é a orquídea plantada diretamente na terra, que não exige tantos cuidados além das regas.

Para ambientes externos, as sugestões são begônias, cactos e heras. "Aditivos como o açúcar e a lixívia podem ser despejados na água, desde que em pequenas quantidades, prolongando assim a vida das flores. Lembrando que o processo deve ser repetido sempre que a água for trocada, o que tem que ser feito diariamente, e os caules devem ser cortados na diagonal a cada dois dias. Dessa forma as flores se manterão frescas e bonitas por muito mais tempo", afirma Juana.