A prorrogação para mais 60 dias de pausa na parcela mensal do financiamento do imóvel também vale para quem já utilizou o FGTS para reduzir até 80% da prestação - Freepik
A prorrogação para mais 60 dias de pausa na parcela mensal do financiamento do imóvel também vale para quem já utilizou o FGTS para reduzir até 80% da prestaçãoFreepik
Por Cristiane Campos
A pausa nas prestações do financiamento da casa própria concedida pela Caixa tem ajudado muitas famílias durante o período da pandemia. O prazo inicial, que era de 120 dias, agora ganhou mais 60, de acordo com o presidente da instituição financeira Pedro Guimarães. “Estender a pausa é mais uma medida importante do banco no suporte ao planejamento das famílias brasileiras nesse período de pandemia e à retomada da economia”, afirma Guimarães.

A prorrogação poderá ser feita a partir da próxima segunda-feira, dia 27, e para ter acesso o cliente deverá fazer a solicitação por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7: disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e pelo 0800 726 8068, opções 2 – 4: disponível de segunda a sexta-feira, em qualquer horário, e aos sábados, de 10h às 16h.

A medida é válida para prestações dos créditos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (faixas 1,5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) para um período de até 180 dias. Se você, pessoa física ou jurídica, já teve a pausa temporária de 120 dias concluída, poderá prorrogar o prazo por mais 60 dias. E quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias.

Vale lembrar que a pausa não significa anistia do pagamento. Durante o período de suspensão, o contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo que falta para a quitação do imóvel. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração, de acordo com a Caixa.

Para as empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais (modalidade individual). Os modelos de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas para até 180 dias, porém não poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa.
Mais de 2,4 milhões de mutuários solicitaram a pausa
Publicidade
Segundo balanço da Caixa, até o momento, mais de 2,4 milhões de mutuários já solicitaram a suspensão na prestação habitacional. A instituição financeira já registrou mais de 2,1 milhões de solicitações pelo aplicativo Habitação do banco, além de cerca de 170 mil atendimentos pelo telesserviço.
Quem pode solicitar
Publicidade
- Clientes pessoa física com contratos em dia ou com até 180 dias em atraso (clientes que utilizaram o FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - para reduzir até 80% da prestação também podem optar pela pausa);

- Clientes pessoa jurídica com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias (duas prestações).