A prorrogação poderá ser feita a partir da próxima segunda-feira, dia 27, e para ter acesso o cliente deverá fazer a solicitação por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7: disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e pelo 0800 726 8068, opções 2 – 4: disponível de segunda a sexta-feira, em qualquer horário, e aos sábados, de 10h às 16h.
A medida é válida para prestações dos créditos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (faixas 1,5, 2 e 3) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) para um período de até 180 dias. Se você, pessoa física ou jurídica, já teve a pausa temporária de 120 dias concluída, poderá prorrogar o prazo por mais 60 dias. E quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a pausa de 180 dias.
Vale lembrar que a pausa não significa anistia do pagamento. Durante o período de suspensão, o contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. Os valores dos encargos pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo que falta para a quitação do imóvel. A taxa de juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração, de acordo com a Caixa.
Para as empresas, a opção de pausa é válida para os financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de imóveis comerciais (modalidade individual). Os modelos de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas para até 180 dias, porém não poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa.
- Clientes pessoa jurídica com contratos em dia ou com atraso de até 60 dias (duas prestações).