Iniciativa da Apsa vai possibilitar que os síndicos tenham acesso aos melhores fornecedores de serviços e preços competitivos - Freepik
Iniciativa da Apsa vai possibilitar que os síndicos tenham acesso aos melhores fornecedores de serviços e preços competitivosFreepik
Por Cristiane Campos
Sem poder sair de casa, os aplicativos são uma forma eficiente de contratar serviços e de pedir refeições. No universo condominial, eles também ganharam força, com as imobiliárias aperfeiçoando suas ferramentas para melhor atender síndicos, moradores e clientes. Ter tudo na palma da mão fez ainda mais sentido em tempos de isolamento social. "O avanço tecnológico que vem para facilitar a vida das pessoas é sempre bem-vindo. Os aplicativos que facilitam a comunicação dentro do condomínio e criam meios para cotações eletrônicas já são realidade e tem que buscar sempre a melhoria operacional, a eficiência e a transparência para todos os moradores", comenta Rafael Thomé, presidente da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis).

Na Apsa, por exemplo, segundo Fernando Schneider, diretor-superintendente da Apsa, os quase três mil síndicos que são clientes da empresa têm demandado cada vez mais por serviços digitais. Atentos a isso, a Apsa e a startup Supplai firmaram parceria que permite aos gestores, via plataforma digital, ter acesso a cotações de serviços condominiais com preços na hora. A contratação, segundo a empresa, leva apenas um minuto. “Recentemente tivemos uma pesquisa apontando que mais de 80% deles usam as funcionalidades digitais que já disponibilizamos. O formato de contratação dos fornecedores precisava ser ajustado a esta nova realidade. Com a Supplai nossos clientes terão acesso aos melhores fornecedores dos segmentos de serviços mais utilizados na gestão condominial e com preços muito competitivos", afirma Schneider, diretor-superintendente da APSA.

Outra novidade da parceria é o leilão de serviços. Ou seja, um pregão de um determinado serviço para vários condomínios em um único lote. Os fornecedores se inscrevem para participar e dão os seus lances para a realização dos serviços. "O fornecedor que tiver o melhor lance ganha e presta o serviço para os condomínios. Só que para participar dos leilões, os fornecedores, entre outros critérios, precisam estar bem avaliados por seus clientes, dessa forma, com o leilão, os condomínios têm acesso a um menor orçamento sem abrir mão da qualidade dos serviços, assim criamos um círculo virtuoso onde a relação é de "ganha - ganha" entre as partes", esclarece Vagner Andrade, CEO do Supplai.
Extratos, boletos e comunicados sem sair de casa
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Na Cipa, 95% dos clientes têm usado o app da empresa para ter acesso a boletos, extratos e envios de contas. A empresa também registrou aumento do uso, dentro do aplicativo, da plataforma Gestor Condomínio, que permite controlar e direcionar online todas as tarefas e ordens de serviços para funcionários. Outra funcionalidade é o Mural de Avisos em que o síndico pode publicar informações a qualquer momento para todos no condomínio. “Essa é uma ferramenta que, além desse aspecto da comunicação, ajuda a organizar o retorno das atividades, trazendo soluções para problemas que surjam no dia a dia”, ressalta o síndico profissional da Cipa, Bruno Gouveia.

A Precisão Empreendimentos Imobiliários também registrou um boom de acessos ao seu aplicativo durante a pandemia. “Mais de 60% dos nossos síndicos acessam o nosso aplicativo. O serviço mais utilizado é a retirada da segunda via de recibo”, conta Sonia Chalfin, diretora da Precisão. O app reúne soluções para moradores e síndicos, além de auxiliar na gestão do condomínio. Entre as facilidades estão documentação online, disponível para consulta 24 horas, segunda via de boletos, controle de saldo do condomínio e acesso a extrato contábil com atualização diária.

Já a ferramenta da Lowndes disponibiliza todas as informações referentes à rotina do apartamento ou do condomínio, com diferentes níveis de permissão para síndicos, conselheiros e moradores. É possível, por exemplo, visualizar o fluxo de caixa (com a possibilidade de escolha do período), gráficos com detalhamento por despesas e visualizar a prestação de contas com descrição minuciosa de cada lançamento. “A otimização do tempo e a precisão na busca de históricos de informações e dados é uma realidade em qualquer segmento da nossa vida. Cada vez mais nosso smartphone concentra tudo o que precisamos e com a vida em condomínios não seria diferente”, afirma Francisco Branco, diretor da Lowndes. No espaço Unidades, pode-se cadastrar o contato da unidade (interfone), dados sobre cada morador, apontar se é proprietário ou locatário, relação de veículos e vagas por unidade e se há animais de estimação no apartamento.