Antes de comprar um imóvel conheça a vizinhança e as normas do condomínio - Freepik
Antes de comprar um imóvel conheça a vizinhança e as normas do condomínioFreepik
Por Cristiane Campos
Com o mercado aquecido mesmo em tempos de pandemia, quem deseja comprar um apartamento e acertar na escolha deve levar em consideração não apenas o preço, o tamanho e a infraestrutura oferecida. O que parece ser perfeito à primeira vista pode resultar em conflitos futuros se o interessado não pesquisar também a rotina e as normas do condomínio. Imagina a cena: você se muda para o apartamento dos sonhos e depois é surpreendido com cotas extras ou com um vizinho que insiste em tocar um instrumento musical bem na hora do seu expediente no home office.

Detalhes como estes, de acordo com Simone Ramos, consultora da Lowndes Condomínios e Locações, podem e devem ser analisados antes da decisão e é um direito do comprador. “Solicite ao proprietário, corretor ou à pessoa com quem está negociando informações como os últimos balancetes, atas das assembleias, a convenção e o regulamento interno do condomínio. Tudo isso pode influenciar diretamente no momento de fechar negócio”, afirma Simone.

Segundo a consultora, o interessado pode pedir também dados históricos financeiros como a previsão orçamentária para o ano vigente. “Imagine que no primeiro boleto para pagamento da taxa condominial há um valor extra de R$ 500 o qual você não esperava? O orçamento familiar será impactado. Se você soubesse o motivo deste passivo antes, já estaria preparado e não ficaria surpreso”, diz Simone. Por isso, antes de fechar negócio, a orientação é juntar o máximo de informações sobre o condomínio e avaliar a escolha com calma.
Protocolo de biossegurança para condomínios
Publicidade
Ainda no universo condominial, a Lello Condomínios lançou um guia para auxiliar síndicos, condôminos e todo o setor na retomada das atividades. O Protocolo de Biossegurança Lello tem orientações usuais, como o uso da máscara e utilização de álcool para a higienização das mãos, e também detalha como deve ser tratada a restrição de visitantes, liberação de obras e uso de áreas comuns pelas crianças e como deve ser o uso de elevadores em condomínios residenciais. Já para os comerciais, há indicações sobre como devem ser feitos os acessos desde a entrada dos prédios, orientações sobre redução de circulação e escalonamento de funcionários, além de como serão utilizados os elevadores. O material está disponível em www.lellocondominios.com.br.