A Abadi lembra que crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas nos elevadores e nem nas áreas comuns dos condomínios - Freepik
A Abadi lembra que crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas nos elevadores e nem nas áreas comuns dos condomíniosFreepik
Por Cristiane Campos
Hoje a comemoração do Dia das Crianças está sendo ainda mais diferente por conta da pandemia. E para quem mora em condomínio, áreas de lazer como playground, piscinas e salão de jogos poderão ser algumas opções para entreter a garotada neste dia dedicado a elas. E mesmo que a reabertura desses espaços esteja sendo realizada gradualmente, é preciso seguir várias recomendações para evitar a disseminação do coronavírus. Os pais e responsáveis, portanto, devem redobrar a atenção, evitando assim o contágio.

Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis) alerta que a informação é a melhor arma contra a doença. "O Dia das Crianças sempre desperta a vontade de brincar, de estar com os amiguinhos, de usar os brinquedos das áreas comuns dos condomínios. Então, o síndico deve manter as medidas restritivas de utilização dessas áreas para conter o avanço e contaminação da Covid-19", recomenda Borges.

Além da prevenção contra o coronavírus, o diretor da Abadi ressalta que é necessário alertar que crianças menores de 10 anos não devem andar sozinhas nos elevadores e em áreas dos condomínios para evitar riscos de ficarem presos e até mesmo quedas nos espaços de lazer. "A parceria da administração do condomínio com os pais é muito importante", analisa Borges.
Reforço na prevenção
Publicidade
A Abadi reforça algumas medidas que devem ser adotadas, além das sugeridas pelos órgãos de saúde como utilização de máscaras, álcool gel e respeito ao distanciamento. Entre elas estão: a utilização do elevador deve ser individual ou apenas por membros da mesma família; recomendação de proibição do uso de personal trainer na academia e dependências de uso comum; atividades com uso individual por famílias devem ser pré-agendadas de forma a evitar filas e aglomerações (devem ser feitos por aplicativos ou meios de comunicação remoto, como telefone, e-mail, WhatsApp).

Já em áreas de uso infantil como parques e brinquedoteca, o ambiente deve ser higienizado (pelo condomínio ou usuário) ao trocar a família de uso; e as piscinas devem funcionar com agendamentos ou escalas entre os moradores. Durante todas as fases, qualquer atividade e uso das áreas comuns no condomínio deverão ser restritos aos moradores, sendo proibido trazer convidados, sem exceções.

A associação fez a sua parte com as orientações, mas vale lembrar também que o bom senso deve prevalecer sempre. Isso porque cada condomínio tem a sua rotina e necessidades específicas.