O levantamento ouviu 1 mil clientes que visitaram imóveis disponíveis na plataforma entre 13 de maio e 13 de outubro. Destes, 29% têm entre 25 e 34 anos; e 26,5%, entre 35 e 44 anos. A moradia é a motivação para 87% dos entrevistados. Com relação à forma de pagamento, 53% pretendem financiar o apartamento e 41% à vista. Os demais 6% desejam custear a nova casa com a venda do imóvel atual. Mais da metade dos participantes terem optado pelo financiamento é reflexo da queda das taxas de juros do crédito imobiliário, impulsionada pelas constantes reduções da Selic (taxa básica de juros da economia brasileira), que hoje está em 2% ao ano.
Outro ponto observado na pesquisa é a preferência por imóveis menores. Para Mate Pencz, fundador e Co-CEO da startup, isso representa uma mudança no perfil do cliente que procura a Loft, que iniciou sua operação em 2018 em bairros com imóveis maiores, de alto valor. “Alguns fatores explicam essa mudança. Há mais gente trabalhando em casa, o que acaba motivando mais pessoas a morarem sozinhas. Outra característica desse período é o aumento do número de divórcios, o que também acarreta a busca por imóveis mais compactos”, conta Pencz.
O técnico de enfermagem Leandro Carvalho, de 44 anos, é um dos clientes que financiou o imóvel pela plataforma. Morando de aluguel em uma casa em São Francisco, Niterói, decidiu fazer uma proposta de compra à proprietária. Como não tinha os R$ 300 mil necessários para pagar à vista, recorreu a dois bancos para financiar, mas não obteve sucesso. Foi o filho de Leandro, de 25 anos, quem indicou a Loft. “Em apenas dois dias, a consultora financeira já fez o primeiro contato. Ela me orientou, passo a passo, desde a documentação necessária até fechar o financiamento", conta Leandro.