Notificações locatícias também tiveram aumento de 24,8%
Crescimento das ações é mais um reflexo da pandemia que intensificou o isolamento social e a inadimplência - Freepik
Crescimento das ações é mais um reflexo da pandemia que intensificou o isolamento social e a inadimplênciaFreepik
C
Cristiane Campos
As ações condominiais cresceram quase 300% neste semestre subindo de 1.045 para 4.143 na comparação com o mesmo período do ano passado. Para se ter ideia, de janeiro a junho de 2020 comparando com os seis primeiros meses de 2019 houve queda de 18,7%, ou seja, caindo de 1.285 em 2019 para 1.045 no ano passado. Analisando as regiões da cidade, o crescimento aconteceu em todas as 11 comarcas. Para o Secovi Rio (Sindicato da Habitação), o avanço é mais um reflexo da pandemia, que intensificou o isolamento social dentro dos condomínios e a inadimplência.
Já a quantidade de ações locatícias em junho foi de 428 contra 328 do mesmo mês de 2020, aumento de 30,5%. Comparando de janeiro a junho deste ano, a alta foi de 24,8%. Em relação ao percentual de "despejo por falta de pagamento" sobre o total das notificações houve estabilidade de 68,2%. Em maio fechou com 67,9%. O estudo do Secovi Rio teve base nas informações apuradas no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e foram analisadas pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação do sindicato (Cepai).
Mediação de conflitos
Para auxiliar no dia a dia condominial e evitar que estes casos sejam levados à Justiça, o Secovi Rio oferece aos seus associados a Câmara de Mediação. Para saber mais, basta enviar um e-mail para mediacao@secovirio.com.br. O sindicato também oferece consultoria jurídica gratuita aos contribuintes em dia para ajudar no esclarecimento de dúvidas e em outras questões relacionadas à rotina de condomínios e imobiliárias. Mais informações em juridico@secovirio.com.br.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.