Pesquisa aponta que o desejo de reformar continuará em alta nos próximos seis mesesFreepik
Com relação aos motivos que levaram às reformas, os "novos hábitos decorrentes da pandemia" somam 38%. Mas, na classe AB isso é ainda mais expressivo (47%). O estudo aponta ainda que 71% dos entrevistados contrataram um prestador de serviços, ante 16% que optaram pelo "faça você mesmo". Os 13% restantes contaram com a participação de um profissional contratado em apenas alguma etapa do serviço.
E o desejo de reformar permanece para os próximos seis meses. De acordo com o levantamento, a classe AB também pretende realizar mais reformas que a C, 77% conta 60%. Neste caso específico, sala de estar/jantar e quarto aparecem empatados no primeiro lugar nas intenções (35%). Cozinha e banheiro (32% e 30%, respectivamente) vêm em seguida. Para estas futuras reformas, 74% pretendem contratar mão de obra especializada. Comparados, o percentual que pretende botar a mão na massa é maior na classe C (22% X 12%). Quanto ao aluguel dos equipamentos, 14% dos entrevistados fizeram esta opção. Entre os mais citados estão andaime, betoneira e caçamba.
"Sentimos o impacto em relação ao aumento do volume de aluguéis decorrente da pandemia e da vontade de morar em um lugar mais bonito e confortável. Prova é que identificamos uma procura maior por pessoas físicas não ligadas à construção civil, cerca de 52%", afirma Altino Cristofoletti Junior, CEO e um dos sócios-fundadores da empresa.
Tags indicam produtos com menor consumo de água e energia
"A preocupação em oferecer produtos sustentáveis é um dos compromissos da Chatuba e, como empresa, sabemos a importância de incentivar o consumo consciente e a preservação do meio ambiente. Dessa forma, contribuímos para o legado dos nossos recursos naturais, além de proporcionar aos consumidores mais economia, sem abrir mão da qualidade do produto e do conforto que ele oferece, principalmente no cenário desafiador atual", comenta Dalva Sousa, presidente da empresa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.