Home equity, modalidade que usa o imóvel quitado e registrado como garantia, permite usar o dinheiro para reforma, abrir um negócio, viajar ou estudar foraFreepik
A tendência também é observada por Antonio Carlos Oliveira, diretor executivo da ACT (Assessoria para Crédito Imobiliário), de Salvador (BA). Nos últimos 12 meses houve aumento de 86% na procura em relação ao período anterior. "A destinação do valor financiado é livre. É possível utilizar para equalização de dívidas, compra de imóvel, investimentos em novos negócios ou até mesmo para manutenção de caixa da empresa. Nesse processo, é importante esclarecer que a pessoa física ou jurídica não está vendendo a propriedade, está apenas colocando um bem como garantia enquanto perdurar o empréstimo. Também existe opção para carência de até 12 meses para pagar a primeira prestação, tal facilidade ajuda muito o caixa no primeiro ano. Trata-se de uma das melhores opções para aqueles que buscam crédito mais barato", defende Oliveira.
Oportunidade com taxas a partir de 0,82% ao mês
A Keycash entrará então como a instituição financeira que terá a prioridade na liberação do crédito. O processo será 100% online, com aprovação em poucos dias. O valor mínimo para o empréstimo do imóvel será de R$ 30 mil e o máximo de até 60% do valor do bem, com prazo de até 20 anos para quitar. A taxa de juros será a partir de 0,82% ao mês, mais IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A expectativa das empresas é que se atinja algo em torno de R$ 150 milhões em empréstimos concedidos até agosto de 2022.
Thiago Teixeira, Head da Credimorar, também avalia que essa forma de empréstimo dá ao cliente a chance de usar o dinheiro para outras finalidades, ao contrário do financiamento imobiliário tradicional em que só é possível usar o recurso para a quitação do bem. "O tomador pode utilizá-lo para fazer a troca de uma dívida imobiliária cara para uma mais barata, por exemplo. Mas também lhe permite usá-lo para reformar o imóvel ou realizar projetos pessoais como abrir um negócio, viajar, e estudar fora, entre outros", diz Teixeira. Bancos como a Caixa também oferecem a modalidade. A recomendação é pesquisar a instituição que oferece a condição que mais se encaixa ao seu perfil, levando em conta a taxa de juros e o percentual a ser liberado de acordo com valor do imóvel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.