Os impactos do isolamento social e da crise econômica ajudaram a aumentar a inadimplência e os conflitos entre vizinhosPixabay
De acordo com Maurício Eiras, coordenador do Cepai, na análise dos indicadores das ações condominiais de janeiro de 2019 a setembro de 2021, houve um aumento significativo de notificações após a pandemia. “Estes impactos resultaram em mais conflitos entre vizinhos e mais inadimplência, entre outros problemas”, ressalta Eiras.
Retomada das festas de fim de ano
Outra medida a ser adotada é a medição da temperatura na entrada e o uso de máscaras em ambiente fechado. Nas reuniões realizadas dentro dos apartamentos, o responsável pelo imóvel deverá avisar com antecedência à administração para evitar conflitos e reclamações. “Os síndicos deverão ter bastante bom senso. O importante é usar com rigor as regras condominiais e estar atento aos protocolos sanitários”, alerta Gouveia. Outras recomendações são os kits de álcool 70% (gel ou líquido) e as toalhas de papel para higienização. “Também é preciso ter ainda maior preocupação com a limpeza entre cada período de utilização, especialmente em relação a metais, assentos, mesas e bordas. Uma medida importante pode ser a redução da capacidade dos elevadores, salvo a utilização por usuários de uma mesma unidade”, orienta Gouveia.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.