Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes é uma forma eficaz de economizar energiaFreepik

O verão chegou e o ar-condicionado passa a ser o melhor amigo de muita gente. Sem contar que a crise hídrica e a presença das famílias por mais tempo em casa, ainda por conta da pandemia, fez a conta de luz disparar, comprometendo o orçamento. Segundo o especialista em energia limpa Rodrigo Freire, da startup Holu, atitudes simples podem ser adotadas para controlar melhor as finanças e, ao mesmo tempo, contribuir para a conservação do meio ambiente. Muitas delas você já conhece, mas é sempre bom relembrar. Confira:
1 - Desconecte da tomada os aparelhos que não estão sendo usados. Muitos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos como televisores, carregadores de celular e notebooks consomem energia mesmo quando estão desligados se estiverem plugados à tomada.
2 - Apague as luzes. Um jeito prático e simples de lembrar sempre dessa obrigação é colocar adesivos ou plaquinhas espalhadas pelos interruptores de casa ou do condomínio com mensagens educativas para chamar a atenção.
3 - Aposte nas lâmpadas corretas. Trocar as opções incandescentes por fluorescentes é muito eficaz para economizar energia. Os modelos LED são ainda melhores por serem recicláveis e não oferecer problemas que envolvem o mercúrio das fluorescentes.
4 – Aproveite a iluminação natural. O sol é seu melhor amigo, então abuse dele abrindo as cortinas e as janelas e ocupando os espaços abertos, como jardins e varandas, para trabalhar, ler ou passar o tempo.
5 - Prefira aparelhos econômicos. Ao adquirir ou trocar produtos eletrônicos nacionais, opte pelos que têm o selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e, entre eles, aqueles que consomem menos energia. No caso de produtos importados, opte pelos que têm o selo Energy Star.
6 - Cuidado com o chuveiro elétrico. Eles costumam representar os maiores consumidores de energia nas residências. Diminua o tempo de banho e, em dias quentes, coloque a chave de eletricidade do aparelho na posição "verão".
7 - Fique de olho na geladeira. Nunca encoste a geladeira nas paredes, mantenha o aparelho bem higienizado e verifique as borrachas de vedação com frequência, limpando-as de tempos em tempos com um pano úmido.
8 - Prefira paredes de cores claras. Evite pintar paredes e tetos com cores escuras porque elas refletem menos luz, exigindo lâmpadas mais potentes que, consequentemente, consomem mais energia.
9 - Sempre que for possível utilize aparelhos elétricos fora do intervalo das 17h30 às 21h, quando o consumo costuma ser maior, aumentando a possibilidade de uso de bandeira vermelha (mais cara).
10 - Escolha um aparelho de ar-condicionado inteligente. Dê preferência aos modelos que contam com a tecnologia Inverter, que reduzem o consumo de energia quando detecta que o cômodo precisa de menos refrigeração ou aquecimento. Outras dicas para economizar são manter a temperatura entre 21° e 23°C e limpar regularmente os filtros do aparelho.
11 - Invista em energia solar. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de eletricidade a partir de painéis solares não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono - poluentes com efeitos nocivos para a saúde humana e que contribuem negativamente para as mudanças climáticas. Por isso, a energia solar é considerada, no mundo todo, uma fonte de energia renovável muito promissora para combater a crise climática e os impactos da poluição por combustíveis fósseis no planeta. Nas residências, a instalação de um sistema solar garante autonomia energética, redução de até 95% na conta de luz e uma fonte ilimitada de energia por até 30 anos.