Reciclar o óleo de cozinha pode ajudar a reduzir os impactos ao meio ambienteFreepik

Que tal começar 2022 adotando soluções sustentáveis em casa que podem trazer benefícios ao meio ambiente e ainda ajudar a quem mais precisa? Uma destas soluções é reciclar o óleo de cozinha, considerado um dos principais vilões dos encanamentos. O coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, conta que muitos síndicos vêm incentivando os moradores a fazerem coleta mais responsável desse material para que seja entregue a empresas especializadas nesse tipo de reciclagem.
Alguns condomínios, em troca, recebem produtos de limpeza, que podem ser distribuídos entre os moradores ou utilizados na manutenção dos edifícios. “Para iniciar a campanha, o síndico deve orientar o morador a guardar o óleo usado em garrafa pet que, quando cheia, deve ser entregue à administração, que se responsabiliza pelo repasse à empresa de reciclagem”, explica Gouveia.
Parceira da administradora nesse processo, a Grande Rio Reciclagem Ambiental já coletou, desde 2008, 60 mil litros de óleo somente em condomínios. O produto reciclado é utilizado na fabricação de sabão pastoso biodegradável. O síndico Chen Li Cheng que trabalha em um condomínio na Região Serrana afirma que vem colhendo bons frutos com a iniciativa. “O próprio morador deposita o óleo no coletor. Os produtos que recebemos em troca doamos a uma instituição de caridade”, afirma o gestor.