Prefeitos de Iguaba, Cabo Frio, São Pedro e Itaboraí são alguns que mobilizaram população para ajudar Petrópolis Rede social
A tragédia que acometeu Petrópolis, há cerca de uma semana, tem mobilizado prefeituras de todo país e na Região dos Lagos (ou Costa do Sol) isso não foi diferente. Desde a quarta-feira (16) passada, um dia após o temporal que devastou a cidade imperial, servidores têm doado parte de seu tempo para recolher donativos e entregá-los para outras equipes levarem para a região serrana. Todos unidos numa grande força-tarefa.
![Prefeito Vantoil Martins acompanhando a doação dos moradores de Iguaba: "Foi uma grata surpresa o engajamento da população" - Divulgação](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2022/02/21/whatsapp_image_2022_02_21_at_17_27_13-24379069.jpeg)
IGUABA GRANDE
Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) deu o start da campanha SOS Petrópolis na cidade, convocando a população a ajudar também. Um caminhão foi colocado no centro da cidade como ponto de recolhimento, além de secretarias e CRAS, que também receberam as doações. Na mesma semana, parte da equipe de Defesa Civil iguabense subiu a serra para ajudar nos trabalhos de resgate.
![Prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio; e reitor da UERJ, Ricardo Lodi - Divulgação](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2022/02/21/whatsapp_image_2022_02_21_at_17_27_14-24376889.jpeg)
CABO FRIO
Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT), que inclusive é amigo do prefeito petropolitano, Rubens Bomtempo (PSB), mandou colocar seis pontos de coleta de donativos. O município, em parceria com UERJ, também forneceu duas ambulâncias para atuar nos resgates das vítimas da tragédia. A ação aconteceu após um encontro do prefeito cabo-friense com o reitor da UERJ, Ricardo Lodi.
![Dr Serginho ajudando a descarregar caminhão frigorífico, na última sexta-feira (18), com doações de empresários - Alvarenga](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2022/02/21/de_serginho_levando_caixa-24377596.jpg)
FORÇA-TAREFA INCLUIU FAETECs
Também de Cabo Frio, o deputado licenciado e atual secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho, abraçou a força-tarefa e mobilizou todas as instituições vinculadas à SECTI (UERJ, UENF, FAPERJ, FAETEC e CECIERJ). Além disso, Serginho também teve ajuda de grandes empresários da cidade. Na última quinta (17), ele esteve in loco juntamente com o governador.
![Prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, esteve em Petrópolis, pessoalmente, acompanhando comboio de donativos - Divulgação](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2022/02/21/whatsapp_image_2022_02_21_at_17_27_11-24376863.jpeg)
SÃO PEDRO DA ALDEIA
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) também foi outro que abraçou a causa. Além de mobilizar a campanha por doação de alimentos e materiais de limpeza (colocou vários pontos de coleta na cidade), ele mesmo subiu a serra, juntamente com servidores da Prefeitura, para entregar os carregamentos de donativos, neste fim de semana.
![O diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna, e o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli - Divulgação](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2022/02/21/whatsapp_image_2022_02_21_at_17_27_39-24376836.jpeg)
Quem também pensou numa ação foi prefeito de Itaboraí, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Marcelo Delaroli. Desde a semana passada, logo após a tragédia, Delaroli buscou mobilizar todos os municípios consorciados com a campanha SOS PETRÓPOLIS, aceitando doações de água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. Inicialmente, a sede do Conleste é o principal ponto de arrecadação, na Rua Promotor Ciro Olímpio da Mata, 37, no Centro de Itaboraí. A expectativa é envolver as 17 cidades consorciadas colocando um ponto de arrecadação em cada município. Os caminhões estão saindo todo dia de Itaboraí para Petrópolis levando os donativos.
![Mobilização em Búzios - Divulgação](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2022/02/21/whatsapp_image_2022_02_21_at_17_27_10-24376850.jpeg)
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Em Búzios, voluntários da Prefeitura (Guarda Ambiental, Defesa Civil e Guarda Vidas) seguiram para a Petrópolis, na última quinta (17), onde ajudaram nos trabalhos por dois dias. Na próxima quarta-feira (23), a força-tarefa retorna à serra para entregar as doações recebidas da população nos vários pontos de arrecadação disponibilizados, como o Espaço Cultural Zanine, secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, Subprefeitura da Rasa, Posto de Atendimento Avançado na Cem Braças (PAP), igrejas e escolas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.