O parlamentar fez um discurso na tribuna e ainda criticou os vereadores de São Pedro da Aldeia pelo silêncioAscom Câmara

'SOMOS SOLIDÁRIOS A VOCÊ'

Em Iguaba Grande, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (7), moção de repúdio aos atos racistas cometidos contra a jornalista Renata Cristiane, do DIA, que há uma semana viu seu nome escrito em cartazes de pontos de ônibus junto com a palavra macaca. O parlamentar fez um discurso na tribuna e ainda criticou os vereadores de São Pedro da Aldeia pelo silêncio, já que por lá ninguém se manifestou. "Somos solidários a você Renata. Isso é crime de racismo, infelizmente tem uns idiotas que continuam com isso, mas aqui na câmara de Iguaba a gente não compactua com isso. Quero lamentar que esse fato aconteceu na cidade de São Pedro da Aldeia e os vereadores de lá sequer emitiram uma nota lamentando esse episódio desprezível e que deveria ser banido da sociedade em que vivemos. Aliás, uma pessoa dessa não merece nem ser chamado de idiota, porque isso oprime até os idiotas Quero dizer que aqui a gente se importa com isso e se importa com você. Você é uma pessoa de destaque e isso incomoda muita gente", disse Rito.
Muitos veículos de comunicação se posicionaram firmemente diante do fato - Reprodução
Muitos veículos de comunicação se posicionaram firmemente diante do fatoReprodução

MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO CRITICA CÂMARA ALDEENSE

Sobre o lamentável episódio de intolerância, ao contrário do parlamento aldeense, muitos veículos de comunicação, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) políticos, prefeituras e outras lideranças e movimentos se posicionaram firmemente diante do fato. Nesta quinta (7), outras entidades também se manifestaram em apoio à jornalista de Cabo Frio. Também fizeram eco e repudiaram o ato, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SJP), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o site G1 Região dos Lagos e o Movimento Negro Unificado de São Pedro da Aldeia. Este último, inclusive, cobrou a Câmara de São Pedro da Aldeia que se posicionasse. Até o momento, nenhum vereador de lá se manifestou.