Ester e João: pai e filha passaram no vestibular - Divulgação
Ester e João: pai e filha passaram no vestibularDivulgação
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Rio - Entrar na faculdade para fazer o curso de Engenharia Ambiental era o sonho da cearense Ester Rodrigues, de 17 anos. O mesmo desejo tinha o seu pai, João Monte Rodrigues, de 52 anos, que trabalha como faxineiro e pretendia cursar Engenharia de Petróleo. Ambos moram na comunidade indígena dos Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Pai e filha conseguiram o que queriam: fizeram o Enem e passaram no último vestibular. A família teve emoção em dobro ao ver os dois comemorando.

Segundo o jornal O Povo, do Ceará, João passou 34 anos longe da sala de aula e só havia estudado até a 4º série do Ensino Fundamental. Mesmo assim, recebeu estímulo de amigos e familiares e decidiu mergulhar de cabeça nos estudos. “Eu nem pensava em faculdade. Sempre tive o desejo, mas era quase impossível. Queria o ensino médio para entrar no mercado de trabalho, porque é o que as empresas pedem”, disse ele ao jornal.

João e Ester estudaram somente em escolas públicas e se dizem emocionados pela conquista. O pai disse que sua “ficha” ainda não caiu e que ser universitário sempre foi um sonho antigo. João teve que parar de estudar porque sempre teve que conciliar trabalho com estudos. Dessa vez, estudou para a prova junto com a filha e conseguiu chegar lá. 

Pai e filha passam no vestibular (2)

Agora resta mais um importante desafio para João: conseguir sua Bolsa Permanência do Ministério da Educação, já que o curso que ele vai fazer é integral, o que o impedirá de trabalhar. Apesar dessa incerteza, ele mantém a alegria pela vitória e pensa tanto nos primeiros dias de aula quanto no futuro profissional: "Acho que só vou acreditar quando entrar na sala de aula, no primeiro dia mesmo. Estou ansioso. Penso na glória do final, em conquistar uma carreira. Já me considero um grande vitorioso por chegar até aqui", diz o sorridente João.

Universidades portuguesas aceitam Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assinou um acordo com a Universidade Fernando Pessoa (UFP), na cidade do Porto, em Portugal, que passa a aceitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de estudantes brasileiros. Com isso, passa para 29 o número de instituições portuguesas que aceitam o resultado do Enem para ingresso de brasileiros.

Resultado do P-Fies sai amanhã

A lista dos candidatos selecionados para o P-Fies -- que reúne as modalidades 2 e 3 do programa de financiamento estudantil -- será divulgada no dia 12 de março. Para o P-Fies não há lista de espera. Nessa modalidade, quem financia os estudos do universitário são bancos conveniados ao programa, que podem contar com recursos públicos. Segundo o MEC, a taxa de juros do P-Fies vai variar de acordo com o banco.

Novo Enem

O edital da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) terá "aperfeiçoamentos", segundo anunciou o Inep. Essas novidades no exame ainda não vieram a público.

Você pode gostar
Comentários