Garis da Comlurb - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Garis da ComlurbPaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e os presidentes da Comlurb, Tarquinio Prisco de Almeida, e do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município, Antônio Carlos da Silva, assinaram nesta sexta-feira acordo coletivo para reajuste salarial de mais de 20 mil funcionários da companhia de limpeza. 

Corrigido pelo IPCA-E, o reajuste será de 2,86% retroativo ao dia 1º de março. De acordo com o município, o percentual será aplicado também sobre o valor do vale-alimentação, pago a todos os 20.500 funcionários, entre eles, 14.500 garis.

O acordo foi feito no Palácio da Cidade, em Botafogo. Na ocasião, também foi discutida a revisão do Plano de Cargos e Salários dos trabalhadores da Comlurb, com objetivo de se adotar um sistema complementar do salário dos garis. 

"O reajuste salarial foi definido a partir de uma solução pacífica", declarou Crivella. O município informou ainda que está sendo elaborado uma nova edição do 'Minha Casa Meu Gari' e um plano para aposentadoria da categoria.

"Será feito com valores mais adequados e estamos estudando o plano de aposentadoria dos garis. Futuramente, eles vão poder se aposentar com 65 anos e salário integral. Atualmente, temos garis com 80 anos de idade ainda trabalhando nas ruas", disse o prefeito.

Você pode gostar