Reunião do Conselho Municipal de Saúde, que ocorreu na sede da prefeitura, na Cidade Nova - Divulgação
Reunião do Conselho Municipal de Saúde, que ocorreu na sede da prefeitura, na Cidade NovaDivulgação
Por O Dia

A implementação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) da Saúde municipal do Rio é uma das metas do governo, disse o prefeito Marcelo Crivella em reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O encontro com o grupo — formado por servidores e usuários do sistema — ocorreu na última terça-feira no auditório do subsolo do Centro Administrativo São Sebastião (CASS). 

O PCCS é uma das demandas da categoria e o tema foi colocado pelos servidores no encontro. Crivella ressaltou que, apesar de a adoção do plano ser um dos objetivos de sua gestão, enfrenta dificuldades por conta dos limites de gastos com pessoal previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Os conselheiros debateram outros temas da pauta de reivindicações no encontro, que contou pela primeira vez com a presença do chefe do Executivo.

Entre os itens da pauta, eles abordaram o pagamento de profissionais de Organizações Sociais e o abastecimento da rede com medicamentos e insumos. Na ocasião, o prefeito disse que os salários estão em dia e que não há falta de remédios: "Fizemos um esforço no fim do ano passado com a compra de R$ 100 milhões em medicamentos, e este ano já compramos mais R$ 50 milhões". 

Também foi apontada a falta de itens para usuários da saúde mental e foi marcada uma reunião com o prefeito para tratar do assunto. Já o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos, afirmou que os estoques estão em dia. “Diazepam, por exemplo, temos 269 mil itens da apresentação de 10mg. E o Clonazepan, há mais de 5 milhões e 200 mil itens na apresentação de 2mg”.

 

Você pode gostar