Promotores se dividem quanto à racionalização de vagas  - Divulgação
Promotores se dividem quanto à racionalização de vagas Divulgação
Por O Dia

Rio - O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria Estadual de Saúde para que a pasta faça adequações no fornecimento de dados aos pacientes. O prazo para adotar essas medidas é até o próximo dia 31. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 5 mil ao governo fluminense. 

Na prática, deve-se entregar um formulário ao cidadão que busca assistência da rede, mas não consegue. No documento devem ser informadas as razões da não prestação do serviço. O objetivo é melhorar e dar mais transparência no atendimento das unidades da rede, ressaltam os promotores.

As regras do TAC — assinado em 20 de março e resultado de um inquérito civil — seguem a Recomendação 01/2017, na qual o MPRJ alega que, em desrespeito à legislação, os atendentes ou responsáveis pela guarda das unidades de saúde só informam verbalmente aos pacientes a falta dos serviços buscados. Em geral, não há perspectiva de prazo possível de marcação de consultas e atendimentos em geral. 

Os promotores ressaltam que, muitas vezes, as demandas não atendidas sequer chegam ao conhecimento do gestor público. Assim, ele acaba impedido de reorganizar os serviços, agravando a falta de assistência à população. 

Formulário

No formulário, devem constar os itens listados no modelo da DAP (Declaração de Esclarecimento ao Paciente) — documento disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Na declaração, tem que ser informado o tipo de atendimento solicitado, a unidade procurada, a razão de sua não efetivação e se o procedimento requisitado já foi reagendado. 

O formulário DAP tem que estar disponível preferencialmente no setor de atendimento inicial dos pacientes. 

Além disso, a secretaria tem que afixar em local visível, também até 31 de maio, na entrada de todas as unidades hospitalares do estado, cópia do termo de ajustamento de conduta.

Você pode gostar